Santa Catarina deve ter neve nesta terça-feira (1º)

Estado nunca registrou o fenômeno em novembro; geada também está prevista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Um ciclone extratropical que chegou ao Sul do Brasil neste fim de semana trouxe uma forte massa de ar frio de origem polar que avança pelos estados de Santa Catarina e Paraná.

Atípico para esta época do ano, o frio pode provocar chuva congelada, geada e até neve nas regiões mais altas, como a serra catarinense, onde o fenômeno nunca foi registrado nesta época do ano.

Caiu neve na região de São Joaquim, em Santa Catarina, em setembro deste ano
Caiu neve na região de São Joaquim, em Santa Catarina, em setembro deste ano - Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline.com.br

Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), nestas quarta (2) e quinta-feira (3), o ar mais frio e seco deixa o tempo estável em todo estado, com temperaturas que podem ir de 0°C a -4°C nas áreas altas do Planalto Sul, e de 4°C a -1°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, com condição para formação de geada.

Não se descarta, ainda, a possibilidade de geada de forma bem isolada também no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana.

Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do Inmet), que tem quase 40 anos de medição de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC, em 5 de novembro de 1992.

Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município, em novembro, aponta o Epagri/Ciram.

O meteorologista do instituto, Marcelo Martins, lembra que a frente fria que chegou ao estado neste domingo (30) trouxe aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas e raios, desde a divisa com o Rio Grande do Sul.

Nesta segunda (31), houve queda de temperatura, que chegou a 1°C em Urupema, e risco de temporais com queda de granizo, que podem atingir Florianópolis e o Vale do Itajaí.

Já para a serra catarinense, com a aproximação da massa de ar frio e da grande umidade, não se descarta a possibilidade de chuva congelada, geada e até neve, na madrugada desta terça (1º).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.