Avião da FAB é encontrado após desaparecer em SC; dois militares morreram

Tripulantes estavam em voo de treinamento quando a aeronave perdeu o sinal de comunicação; acidente será investigado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que desapareceu na sexta-feira (4) na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, foi encontrado neste sábado (5) em uma área de mata na cidade de Canelinha (SC).

Os corpos do dois militares que ocupavam a aeronave foram encontrados carbonizados no local, segundo a FAB.

0
Avião da Força Aérea Brasileira que perdeu o sinal na Grande Florianópolis, na sexta (4) - FAB/Divulgação

"A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento dos dois militares que estavam a bordo da aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA), acidentada na tarde desta sexta-feira (04/11) em Santa Catarina e localizada no final da manhã de sábado (05/11). Os tripulantes realizavam um voo de treinamento", informou a FAB, em nota.

O órgão ainda não confirmou a identidade das vítimas, mas a Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou que uma delas é Sérgio Branquinho Junior, filho de um servidor.

"Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do filho do engenheiro Sérgio Branquinho, Sérgio Branquinho Junior. Funcionário há quase 30 anos da prefeitura, Sérgio se orgulhava do filho, que cursava o quarto ano na AFA (Academia da Força Aérea Brasileira) e estava próximo da formatura. A Prefeitura de Ribeirão Preto lamenta a morte precoce e presta sinceros sentimentos aos familiares e amigos", informou a Prefeitura de Ribeirão Preto, em nota.

A FAB afirma que o acidente será investigado.

"O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências e ressalta que está prestando todo o apoio aos familiares neste momento de pesar. Também informa que investigará o acidente", diz.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que perdeu o sinal em Santa Catarina foi encontrado neste sábado (5) em uma área de mata na região de Canelinha, Grande Florianópolis
Avião da FAB que perdeu o sinal em Santa Catarina foi encontrado neste sábado (5) em uma área de mata na região de Canelinha, Grande Florianópolis - Prefeitura Canelinha/Divulgação

As buscas, iniciadas na sexta, foram mantidas durante a noite e continuaram ao longo do sábado, com aeronaves da FAB. O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba comandava as operações de busca.

Ainda de acordo com a FAB, uma aeronave SC-105 Amazonas e os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk da instituição atuaram na região.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continuou as buscas por terra até o momento em que a aeronave foi localizada.

De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o acionamento foi feito pela FAB às 16h40 de sexta para apoio nas buscas.

A última localização, segundo a corporação, foi entre os municípios de Canelinha e Tijucas.

Equipes aguardam perícia no local para posterior remoção dos destroços.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.