Descrição de chapéu Mobilidade

Descarrilamento de trem de carga afeta linhas 11 e 12 da CPTM em SP

Incidente foi na estação Tatuapé e não há previsão para normalização das linhas; passageiros podem utilizar ônibus do Paese

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O descarrilamento de um trem de carga da empresa MRS Logística próximo à estação Tatuapé, na zona leste de São Paulo, interditou parte dos trilhos, afetando as linhas 11-coral e 12-safira da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) na manhã deste sábado (3).

Equipes da CPTM e da MRS trabalham desde a madrugada para a liberação da via, mas ainda não há previsão de normalização do sistema. O Expresso Aeroporto permanece suspenso até o fim da operação.

.
Passageiros aglomerados em uma das plataformas da estação Tatuapé da CPTM na manhã deste sábado (3) - Arquivo Pessoal/ Rafael Flore

Com as vias afetadas pelo acidente, a CPTM alterou a logística das viagens. Na linha 11-coral, os trens circulam em dois intervalos: entre as estações Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.

Já na linha 12-safira, os trens circulam entre as estações Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso durante a atuação das equipes.

Desde o início da operação, às 4h, passageiros enfrentam superlotação de trens e plataformas. Na estação Tatuapé, muitos diziam ser impossível embarcar entre às 6h e 8h. Nas redes sociais, usuários relataram discussões e até brigas.

Para auxiliar na circulação dos passageiros, foi acionado o sistema Paese (Plano de Apoio Entre Empresas em Situação de Emergência) nos trechos interditados. No entanto, os usuários reclamam da longas filas e dizem ter que aguardar até uma hora para embarcar nos coletivos gratuitos.

Em nota, a MRS diz que o incidente, ocorrido por volta da 1h20, não deixou feridos ou carga tombada na via.

"Eram 10 vagões carregados com bobinas de aço e 4 vagões carregados com areia [...]. A MRS está em contato com a CPTM, gestora e responsável pela manutenção da via no trecho, para auxiliar nas ações necessárias para o restabelecimento das condições operacionais no local. Ainda não é possível informar sobre as possíveis causas do acidente", completa a nota.

Por volta das 18h, a CPTM informou que todas a cinco locomotivas e parte da carga de areia já haviam sido removidas e que técnicos da companhia aguardavam a chegada de um equipamento da MRS para a retirada do restante dos vagões de cargas para a liberação das vias.

"Após a retirada total do trem de carga, a companhia fará uma avaliação dos danos causados pelo descarrilamento [...] e só então será possível prever o tempo para liberação das vias", diz a nota da CPTM. "A CPTM entende o tamanho do problema ocasionado por este descarrilamento, e por isto irá trabalhar 24h para reestabelecer o funcionamento pleno das duas linhas afetadas", completa o comunicado da companhia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.