Descrição de chapéu Obituário Maria José Leitão de Oliveira Gimenez (1950 - 2022)

Mortes: Jornalista franca e direta, fazia ponte entre as pessoas

Maria José Leitão de Oliveira Gimenez trabalhou no mesmo jornal, no interior paulista, por mais de 35 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aproximar e fazer ponte entre pessoas diferentes era uma das principais características da jornalista Maria José Leitão de Oliveira Gimenez, mais conhecida como Mazé Leitão.

Em duas passagens, totalizou mais de 35 anos de trabalho no jornal Correio Popular, em Campinas (a 93 km de São Paulo), onde coordenava o fluxo de anúncios —e colecionava amigos e admiradores.

Depois da aposentadoria, voltou a morar em Presidente Epitácio (SP), onde cresceu e morou grande parte da vida, e manteve a família e um grande grupo de amigos, com quem se reunia diariamente.

Maria José Leitão de Oliveira Gimenez, mais conhecida como Mazé Leitão - Arquivo pessoal

Mazé era muito direta e sincera e tinha a amorosidade e o bom humor na mesma medida de sua franqueza.

"Ela tinha uma grande habilidade de aproximar as pessoas, fazia pontes. Ela sempre foi bastante direta, sincera, e muito engraçada, agradável. Impactava as pessoas tanto no pessoal quanto no profissional", diz a filha Thais Gimenez.

Mazé passou tantos anos em uma só empresa, aliás, a única em que trabalhou em Campinas, porque amava o ofício.

"Numa das últimas conversas que a gente teve, ela me disse que adorava o que fazia e adorava as pessoas com as quais ela trabalhava. Ela sempre foi workaholic. O trabalho era muito importante para ela, a realizava completamente", conta a filha.

A jornalista se aposentou em 2017. Ao voltar para Presidente Epitácio, sua cidade do coração, da qual ela adorava o calor, passou a aproveitar um pouco mais a vida, com a casa diariamente preenchida pela família e os amigos.

Com eles jogava baralho, jantava e passeava. Um de seus hobbies era assistir a filmes de bang bang, seu gênero preferido.

"Ficam as coisas boas e muita saudade. Eu não consigo saber de uma pessoa que não gostasse da minha mãe. Por mais assertiva, por mais profissional, por mais direta que fosse, não tem uma pessoa que não gostasse dela. Ela sempre foi muito querida, ajudava muito os outros e impactava muito as pessoas", diz Thais.

Mazé morreu aos 72 anos, no último dia 20 de novembro, na capital paulista, onde tratava um câncer de estômago. Era divorciada há pouco mais de dez anos e deixou, além de Thais, o filho Rodolfo Gabriel Leitão de Oliveira Gimenez.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.