Descrição de chapéu Aeroin

Brasil registra mais de um caso de passageiro indisciplinado por dia em voos, diz associação

Levantamento aponta 585 ocorrências no país em 2022, sendo 26% delas durante o voo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliano Gianotto
Aeroin

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) afirmou que suas associadas registraram mais de um caso por dia de passageiros indisciplinados de 2019 a 2022. Somente no ano passado, segundo o levantamento, foram 585 ocorrências. Em 2021, foram 612 eventos, contra 222 em 2020, durante o auge da pandemia, e 304 em 2019.

De acordo com a Abear, dos 585 eventos de passageiros indisciplinados no ano passado, 9% envolveram agressões físicas leves ou mais violentas (aumento de 2 pontos percentuais ante 2021). Do total de casos registrados, 42% ocorreram em solo, 32% em solo na aeronave e 26% durante o voo.

Confusão entre duas famílias em voo da Gol
Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a briga entre duas famílias em voo da Gol entre Salvador e São Paulo - Reprodução/Aeroin

"Esses dados trazem à tona um problema que tem preocupado empresas aéreas, autoridades aeronáuticas e aeroportos em todo o mundo, pois os casos vêm crescendo assustadoramente e geram impactos negativos em toda a cadeia do transporte aéreo. Quando há um caso de passageiro indisciplinado, além do prejuízo aos passageiros daquele voo, há o efeito em toda a malha aérea, com atraso dos voos seguintes, impacto no tráfego aéreo e no gerenciamento de tripulação [pilotos e comissários], só para citar alguns exemplos", afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Regulamentação no Brasil

A Abear participa de um grupo de trabalho criado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para analisar o tema e tem pleiteado mais rapidez na definição de regras claras para o gerenciamento dos casos, incluindo punições mais severas e que podem envolver multas, indenização dos prejuízos e, para os casos mais graves, a proibição de voar.

Para Sanovicz, a manutenção dos níveis de segurança da aviação é a prioridade. "Assim como tem sido feito pelo resto do mundo, é vital que haja uma regulamentação que inclua os casos em solo e puna principalmente os casos mais graves. Estamos colaborando com a Anac neste sentido, apresentando todos os dados e fatos dos últimos anos", acrescenta.

Casal quebra guichê em Guarulhos após problema em voo, em novembro de 2021
Casal quebra guichê em Guarulhos após problema em voo, em novembro de 2021 - Reprodução

Com o crescimento dos casos de indisciplina a bordo em todo o mundo, empresas aéreas como Delta, American Airlines, United e Southwest têm suas próprias listas de passageiros proibidos de voar. Na Europa, algumas empresas têm a mesma prática.

Desde 2021, a agência reguladora americana, Federal Aviation Administration, possui política de "tolerância zero" e conta com multas de até US$ 37 mil (R$ 191,5 mil) para os passageiros que atrapalham o funcionamento do transporte aéreo, totalizando cerca de US$ 7 milhões (R$ 36,2 milhões) de multas aplicadas, além de investigações criminais encaminhadas ao FBI. Segundo a agência, essa política reduziu os casos em mais de 60%.

No episódio mais recente, duas famílias a bordo de um voo da Gol Linhas Aéreas chegaram às vias de fato, provocando uma briga generalizada. A confusão teria ocorrido após uma mãe pedir para sentar-se na janela por estar com uma criança com necessidades especiais, mas que teve a troca negada pelo outro passageiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.