Descrição de chapéu Alalaô

Céu na Terra e Chora me Liga abrem fim de semana de pré-Carnaval no Rio

Cortejos arrastaram multidão pelas ruas de Santa Teresa e do centro da cidade com show de fantasias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Sereias, super-heróis, piratas, Chaves e até Ursinhos Carinhosos acordaram cedo neste sábado (11) para colocar o bloco nas ladeiras de Santa Teresa, na região central do Rio.

Às 7h30 foliões de perna de pau e bonecos gigantes já tomavam o largo dos Guimarães, onde o bloco Céu na Terra se concentra.

A pedagoga Patrícia Cunha, 36, comemorou a primeira vez que conseguiu chegar a tempo da saída do bloco que há mais de duas décadas arrasta multidão.

"Eu sou uma caça-bloco. Vou em tudo, mas aqui tem que chegar cedo porque senão perde. Hoje eu consegui, e posso me considerar uma foliona raiz", disse pulando ao som das marchinhas tradicionais do carnaval carioca que embalam o cortejo.

Foliões desfilam no bloco Céu na Terra durante o pré-Carnaval no Rio de Janeiro
Foliões desfilam no bloco Céu na Terra durante o pré-Carnaval no Rio de Janeiro - Gabriel Monteiro/Riotur

Com sol ainda baixo, apesar do calor, os foliões não se deixaram desanimar pelo sobe e desce das ladeiras do bairro.

A turismóloga Juliana Santana era uma das mais animadas —e levou a filha Lina, de 1 ano. "Venho desde que estava grávida dela. Minha filha sempre gostou, ficava quietinha na barriga!", contou.

Segundo a Polícia Militar, o bloco reuniu cerca de 5.000 pessoas e não houve registro de ocorrências.

Já a rua Primeiro de Março, no centro, foi tomada pelo megabloco Chora me Liga. Foliões também madrugaram para curtir o cortejo que traz a temática sertaneja e já se concentrava às 7h.

O advogado André Pinto, conta que acordou às 5h30 para se produzir. "Eu uso purpurinas ecológicas. As que eu já tinha perderam a validade porque a última vez que usei foi no Carnaval antes pandemia. Então, tive que comprar tudo novo, fantasia nova, e acordei duas horas antes para me preparar com estilo", disse, exibindo com orgulho a fantasia de fauno.

Até a banda começar o show às 9h30, teve DJ para esquentar o público.

Como ocorre no circuito dos megablocos, que vai da rua Primeiro de Março até a avenida Presidente Antonio Carlos, policiais militares bloquearam os acessos e fizeram a revista em foliões e vendedores ambulantes.

De acordo com a lista oficial da prefeitura, mais de 80 cortejos desfilam entre este sábado (11) e domingo (12). Até o fim do mês, estão previstos mais de 400 pela cidade.

Além dos desfiles do calendário oficial, a programação na cidade conta com festas e outros eventos ao longo do fim de semana.

Neste sábado, o Bloco do Silva se apresenta no NAU Cidades, na zona portuária, a partir das 20h, com repertório que traz sucessos da música brasileira.

Na zona sul, Sidney Magal comanda a noite Sou Brega, que tem ainda os blocos Desliga da Justiça e Fogo e Paixão, além do Amor e Sacanagem, com Aíla, Felipe Cordeiro, Keila e o DJ Pepe Jordão. A festa acontece no Clube Monte Líbano, no Leblon, às 21h.

Também na zona sul, a banda do Empolga às 9h embalou a alegria dos foliões pela praia de Ipanema. O bloco, que desfila há duas décadas, não seguiu o tradicional horário das 9h, e atrasou cerca de uma hora. Mesmo assim, o público se manteve animado desde os primeiros batuques da bateria.

Nesta edição, a banda tradicionalmente vestida nas cores vermelho e branco, homenageou o compositor Aldir Blanc, que morreu em 2020 vítima da covid-19. O cortejo tocou os sucessos do artista considerado um dos mais importantes para a consolidação da MPB.

"Eu adoro músicas antigas e o Empolga toca de tudo, desde as marchinhas ao samba, e até funk da minha época", celebrou Arlete Nunes, 45, que veio de Marechal Hermes, na zona norte do Rio, para curtir o bloco com a filha Júlia, de 12 anos.

O ambulante Michael Galdino, 35, contou que foi para trabalhar, mas também conseguiu aproveitar a folia.

"Deu para olhar as modas, cantar as músicas antigas e se sacudir um pouco. É Carnaval, e ninguém é de ferro, né?", disse em meio a risos o trabalhador que também vai estender as vendas no bloco Simpática é Quase Amor, que também sai da praia de Ipanema, às 16h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.