Descrição de chapéu transporte público

Pane paralisa linha amarela do metrô de SP; passageiros encaram calor e longa espera

Ônibus foram acionados, mas falha chegou a parar 8 estações e caos se instalou; situação foi normalizada por volta de 19h50

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha elétrica paralisou a operação de 8 das 11 estações da linha 4-amarela do metrô de São Paulo na manhã desta quarta-feira (15). Foram cerca de duas horas de paralisação completa nos dois sentidos do trecho entre as estações Paulista e Vila Sônia, com plataformas e estações lotadas.

A situação foi normalizada por volta das 19h50, de acordo com a concessionária ViaQuatro.

Às 18h30, a circulação de trens ainda estava restrita a alguns trechos da linha 4: entre as estações Paulista e Pinheiros, mas em via única (ou seja, um trilho para os dois sentidos); entre Vila Sônia e Pinheiros, nos dois sentidos; e entre Paulista e Luz, também nos dois sentidos.

Segundo a concessionária, a falha ocorreu às 10h13 em uma subestação elétrica localizada na estação Fradique Coutinho. "A ViaQuatro lamenta os transtornos ocorridos e pede desculpas aos passageiros que foram afetados", diz, em nota.

Passageiros aguardam para embarcar em ônibus do sistema Paese em frente à estação Paulista do metrô, na rua da Consolação, após pane da linha 4-amarela - Zanone Fraissat/Folhapress

Em meio ao caos, muitos passageiros tentavam pedir carros por aplicativo para seguir viagem. Na principal saída da estação Paulista, na rua da Consolação, uma massa tomava as calçadas no início da tarde. Encontrar um motorista demandava paciência, assim como esperar pela chegada do veículo.

Segundo a ViaQuatro, 24 ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para oferecer transporte aos passageiros, inicialmente entre as estações Paulista e Luz. No início da tarde, a operação mudou, com ônibus fazendo o trajeto entre Paulista e Butantã.

Às 19h, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda monitoravam o fluxo de veículos e de pessoas que se aglomeravam em frente à entrada da estação Paulista, na rua da Consolação.

As calçadas e parte das faixas destinadas aos carros eram ocupadas por passageiros que não conseguiram entrar na estação. Apesar disso, o trânsito na capital estava dentro da média para o horário, de acordo com a companhia.

Outras linhas

Quem precisou pegar outras linhas do metrô também enfrentou problemas nesta quarta.

Às 12h40, o Metrô disse que uma ocorrência não relacionada aos problemas na linha amarela afetava a operação dos trens das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, que circulavam com velocidade reduzida. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, havia um passageiro nos trilhos da linha 1-azul.

Mais tarde, às 15h34, houve uma falha na estação Carrão, da linha 3-vermelha, e os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada. O problema também não teve relação com a operação da linha 4-amarela.

Por volta das 17h30, a operação nas linhas 1, 2 e 3 já havia sido normalizada.

'Perdi o dia de trabalho'

Na estação Paulista, a diarista Rosangela Santos, 46, transpirava enquanto esperava a normalização da operação, sentada em um canto de uma das plataformas. da estação Paulista, na linha 4-amarela.

Com os termômetros de São Paulo marcando 30°C, o sistema de refrigeração não funcionava na estação, e os passageiros encaravam calor, aglomeração e falta de informação. Além disso, as escadas rolantes estavam inoperantes.

Rosangela fazia seu trajeto habitual rumo ao local de trabalho, de Santo Amaro (zona sul) até a Luz (região central), quando se deparou com o caos na linha amarela. Como todos os outros passageiros que pretendiam seguir o mesmo caminho, teve que desembarcar na estação Paulista.

Mas o estrago já estava feito. Rosangela disse que perdeu o dia de trabalho porque o patrão se irritou com o atraso. "Não tenho culpa. O que eu faço agora? Eram R$ 150. Estou até passando mal", disse a diarista.

Nas redes sociais, usuários se queixaram do calor nas estações.

"Deu ruim na linha amarela: composição está parada com portas abertas tem mais de 10 minutos, pessoas se acumulando na plataforma, um calor surreal e nenhuma informação nos alto-falantes", publicou no Twitter uma mulher, identificada como Dessa.

"Poderia ligar o ar condicionado, né. Trem sentido Palmeiras-Barra Funda apenas com ventilação (ar quente). Descaso e falta de respeito. Transporte caro e desumano", escreveu Ettore Larizza.

"Engraçado como o metrô e a CPTM em São Paulo são problema só em horário de pico (quando quem trabalha tem que sair de casa). Hoje a linha amarela estava sem funcionar… resultado: caos no busão", escreveu outro passageiro, identificado como JP Teixeira.

Colaborou Tulio Kruse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.