Descrição de chapéu Obituário Robert Schoueri (1922 - 2023)

Mortes: Centenário, deixa legado na atividade industrial

Robert Schoueri emprestou sua experiência a várias entidades de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Inquieto, assim viveu o empresário Robert Schoueri por cem anos e dez meses. Decano da diretoria da Associação Comercial de São Paulo, ele nunca deixou de ir a uma reunião do grupo. Sempre fazia questão de ser ouvido e poucas vezes foi contrariado.

De família libanesa, Schoueri nasceu em 13 de abril de 1922, na capital paulista. A formação superior veio em 1946, na tradicional Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no centro paulistano.

.
Robert Schoueri (1922-2023) - Arquivo/ Associação Comercial de São Paulo

Apesar da área de estudos escolhida, encontrou nos negócios da família, a indústria têxtil, sua vocação. Herdou dos pais a Fios e Linhas Marte e posteriormente fundou as empresas Sanin Mercantil e Sanin Fios e Linhas. Conseguiu exportar seus produtos para mais de 40 países.

O sucesso de Schoueri era sempre compartilhado. Dividia suas experiências com qualquer um que solicitasse. Adorava longas conversas e histórias nunca faltavam.

Na Associação Comercial de São Paulo, foi membro da diretoria plena até 1987, quando assumiu a vice-presidência, cargo ocupado até 1999. Por fim, foi coordenador de comércio exterior da entidade.

Ele também esteve nos conselhos de Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), Sietex (Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo) e das câmaras de comércio da Argentina e e do Paraguai.

Por onde passou, deixou uma profusão de colegas e amigos. As roupas sempre bem engomadas eram uma marca, assim como o sorriso fácil, passos lentos, olhar atento, fala pausada e plena sobriedade de quem já experimentara muito.

Robert Schoueri morreu no último dia 10. Ele deixa a esposa, Maria Lúcia, com quem era casado havia quase sete décadas, quatro filhos e nove netos.

"O apreço pelo amor e pela amizade, o maior de seus muitos legados, continua vivo nos corações dos amigos e da grande e unida família que deixou. Hoje, Robert Schoueri vai ao encontro de seus pais Antoine e Alice, irmão Richard, e Deus. Robert parte agradecido pelo conforto da certeza de ter vivido uma vida feliz e repleta de virtudes", declarou, em texto conjunto, sua família.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.