Descrição de chapéu Chuvas chuva

Venezuelanos estão entre vítimas de deslizamento de terra em Manaus

Bombeiros encontraram oito corpos, sendo quatro de crianças; mais de 70 pessoas tiveram suas casas atingidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O Governo do Amazonas disse ter identificado todas as oito vítimas do deslizamento de terra ocorrido na noite deste domingo (12) na zona leste de Manaus. Entre elas, há quatro venezuelanos.

Em nota divulgada no final da tarde desta segunda-feira (13), a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas disse que o IML (Instituto Médico-Legal) já liberou os corpos e que está prestando apoio a parentes das vítimas.

Entre as oito vítimas, há quatro adultos e quatro crianças.

O Acnur, agência da ONU para refugiados, divulgou uma mensagem de solidariedade às famílias e afirmou que "está acompanhando as ações da prefeitura e do governo do estado".

Escombros após deslizamento no bairro Jorge Teixeira, em Manaus - Dhyeizo Lemos/Semcom

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas disse à Folha que não há registro de mais familiares em busca de pessoas desaparecidas, mas acrescentou que os trabalhos continuam até o fim do dia, com a retirada do barro e restos de moradias. "Somente após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas", disse a corporação, em nota.

Outras três pessoas foram resgatadas com vida, recebendo os primeiros socorros bombeiros no local. Vídeos mostram que pessoas da própria comunidade ajudaram nas buscas e no resgate de vítimas.

Mais de 70 pessoas tiveram suas casas atingidas. Elas foram abrigadas em uma igreja e, segundo a Prefeitura de Manaus, seriam transferidas para uma escola ainda nesta segunda-feira.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foram ao local para acompanhar os trabalhos de socorro.

A área onde houve o deslizamento de terra está localizada no bairro Jorge Teixeira e, segundo o prefeito, seria classificada como de alto risco para moradias. Em entrevista à imprensa local, ele disse ainda que existem outras 62 áreas semelhantes na cidade.

Almeida disse que vai decretar estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo ele, na região do bairro Jorge Teixeira, "foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média".

Segundo ele, a Defesa Civil recebeu 110 chamadas no domingo, mas nenhuma da área atingida. "Nós tivemos 110 chamadas ontem [domingo]. Nesse local não houve nenhum chamado. Não tinha nenhum sinal [de problemas], segundo os próprios moradores. A chuva acabou as 14h e aconteceu [o deslizamento] após as 21h", disse o prefeito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.