Descrição de chapéu chuva

Forte chuva causa alagamentos e deixa São Paulo em estado de atenção

Temperatura deve se manter abaixo dos 25ºC até o final de semana; à tarde, volume foi um pouco menor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São Paulo ficou duas vezes em estado de atenção nesta terça-feira (18): por volta das 10h e das 16h, por causa da forte chuva registrada em toda a cidade e também na Região Metropolitana.

De manhã, a cidade chegou a ter 18 pontos de alagamentos intransitáveis e 7 transitáveis, com potencial alto para deslizamentos em áreas de risco. À tarde, a chuva ficou mais esparsa, atingindo principalmente as zonas norte e oeste da capital e região de Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira. Por volta das 17h, o maior volume de precipitação atingia a zona sul, na região do Morumbi, Santo Amaro e Ibirapuera.

A CET (Companhia de Engenharia de Trafego) registrou 532 km de congestionamento na cidade às 10h. Na terça-feira da semana passada, no mesmo horário, foram 305 km.

Alagamento na rua Vladimir Herzog, na Lapa, na zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

A chuva também atrapalhou a circulação de trens da linha 8-diamante. Houve alagamento em uma das vias entre as estações Sagrado Coração e Jandira, os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Barueri e Itapevi.

A situação ocorreu entre 9h20 e 9h32, segundo a ViaMobilidade.

A indicação é para que as pessoas evitem transitar em ruas alagadas, não enfrentem correntezas e fiquem em local seguro.

A forte precipitação deve-se à propagação de uma frente fria que atua entre o litoral do Paraná e São Paulo e está associada a áreas de instabilidade provenientes do interior do estado.

Essa condição, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), mantém o tempo fechado e chuvoso.

Funcionários trabalham para bombear água na rua Vladimir Herzog, na Lapa - Danilo Verpa/Folhapress

Após o temporal da manhã, a chuva voltou no período da tarde acompanhada de rajadas de vento. O resultado foi o registro de 35 quedas de árvore até 16h45, segundo o Corpo de Bombeiros, e um deslizamento de terra em Jandira que quase atingiu um condomínio.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo), às 17h15 havia seis pontos de alagamentos intransitáveis e um transitável na capital.

A partir de quarta-feira (19), a frente fria se afastará do litoral paulista, porém a chegada do ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai derrubar as temperaturas a partir de quinta (20). O frio se manterá até o final de semana, potencializado pelos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste.

O tempo se mantém instável e chuvoso nesta quarta, principalmente durante a madrugada e no período da manhã. As condições atmosféricas começam a melhorar a partir da tarde com a diminuição da chuva e consequente declínio das temperaturas. A mínima será observada durante a noite e a máxima não deve superar os 24°C, com as taxas de umidade do ar entre 65% e 95%.

Já na quinta, o dia vai amanhecer gelado, com temperatura na casa dos 13°C e sensação de frio ainda mais baixo.

CONFIRA OS PONTOS DE ALAGAMENTOS (às 17h15):

Centro

  • Av. Mercúrio (transitável)

Zona Oeste

  • Av. Professor Francisco Morato, na altura da praça Paula Moreira e da avenida Professor Gioia Martins
  • Rua Vladimir Herzog, na Lapa

Zona Sul

  • Av. das Nações Unidas
  • Av. Ibirapuera esquina com a avenida Jandira e com avenida Lavandisca
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.