Governador de SC diz que vai colocar pessoas armadas em todas as escolas estaduais

Jorginho Mello afirma que vai contratar policiais aposentados para a função; professores também podem ser treinados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira (10) que pretende colocar uma pessoa armada em cada uma das 1.053 escolas estaduais. A ação é uma resposta ao ataque contra a creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas.

A medida seria colocada em prática dentro de 60 dias e, segundo ele, custaria em torno de R$ 70 milhões por ano. O anúncio foi feito durante um balanço dos 100 dias da sua gestão.

Vígilia em homenagem as crianças mortas no ataque a creche em Blumenau (SC)
Vígilia em homenagem as crianças mortas no ataque a creche em Blumenau (SC) - Bruno Santos - 5.abr.23/Folhapress

Mello afirmou que uma das ideias é chamar policiais já aposentados –"que têm experiência, credibilidade, conhecem o bairro e a escola".

Ele também mencionou a possibilidade de treinar professores, para que saibam usar gás de pimenta, por exemplo, se for necessário.

Segundo ele, nesta segunda-feira (10) já começou a ser feita uma ronda policial nas escolas para "dar sensação de segurança".

"Claro que nós nunca vamos estar livres de um louco, como aconteceu em Blumenau, um assassino, um monstro. Mas não podemos deixar que o assunto seja esquecido", disse ele, ao prometer um comitê permanente sobre segurança nas escolas.

Mello esteve em Blumenau no dia do ataque, na quarta-feira (5). Quatro crianças foram mortas por um homem de 25 anos que pulou o muro da creche e atacou as vítimas.

Outras quatro crianças ficaram feridas e precisaram ser internadas –foram liberadas no dia seguinte pelo hospital. O homem depois se entregou à Polícia Militar. Ele está em um presídio na cidade.

O centro educacional Bom Pastor fica no bairro Velha de Blumenau. É um estabelecimento particular e atende desde bebês até crianças de 12 anos de idade, que fazem o contraturno no local. As atividades devem ser retomadas na próxima segunda-feira (17).

O Sinepe/SC (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina) disse que as escolas particulares "redobraram a vigilância enquanto aguardam adoção de práticas por parte das autoridades".

Em Blumenau, a rede municipal também retoma as atividades somente no dia 17. O recesso de uma semana foi anunciado pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) na noite de sábado (8). Segundo ele, o período será utilizado para contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município.

De acordo com a prefeitura de Blumenau, são 128 instituições de ensino na cidade ligadas à rede pública municipal, com 39.607 alunos matriculados.

"Todos ainda estamos muito impactados com o que aconteceu e sabemos que esse tempo será importante para todos. Aos pais e responsáveis, dias de descanso com os pequenos depois de tanta angústia, e ao Município, dias de trabalho para que consigamos agilizar a contratação de segurança armada para o atendimento", disse Hildebrandt.

O prefeito afirma ainda que serão implantadas câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais e que será assinado um termo de cooperação para que a PM também tenha acesso às imagens.

Nesta segunda-feira (10), às 19 horas, haverá uma missa na Catedral São Apóstolo, no Centro de Blumenau, para os familiares das vítimas, funcionários da escola, pais e alunos.

A missa está sendo divulgada pela creche, que pede que as pessoas usem roupas brancas, como um símbolo de paz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.