Homens armados invadem escola na Maré ao fugir de operação do Bope

21 suspeitos foram presos e ninguém ficou ferido, de acordo com a polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Polícia Militar prendeu 21 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas que invadiram uma escola pública na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. O grupo fugia de uma operação do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

Em nota, a corporação afirma que apreendeu três fuzis, quatro pistolas, nove granadas, cinco radioscomunicadores e cerca de três quilos de drogas.

Criminosos fogem do Bope e entram em escola pública da comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio, nesta quarta (5) - Reprodução/TV Globo

O objetivo da ação era capturar criminosos que teriam migrado de outros estados para o Rio. No domingo (2), Andreza Cristina Leitão, 31, conhecida como Bibi Perigosa, foi presa. Condenada por tráfico no Rio Grande do Norte, ela estava foragida e há suspeita de que esteja envolvida com a onda de violência no estado, no mês passado.

Já no dia 23 de março, 13 homens apontados como traficantes morreram em suposto confronto com as polícias do Rio e do Pará. A suspeita é de que eles fossem integrantes de uma quadrilha que comandaria o tráfico de drogas no norte do país a partir de comunidades do Rio.

Os criminosos presos se renderam. A ação foi filmada por policiais e aplaudida por parentes dos suspeitos, que esperavam do lado de fora da escola. O caso ocorreu no Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Elis Regina.

Ainda de acordo com a PM, houve necessidade de uso de "equipamentos de menor potencial ofensivo para coibir princípio de distúrbio civil".

A corporação afirmou ainda que, segundo o Bope, não havia aula na unidade no momento da ocorrência.

A Secretaria Municipal de Educação afirma que 7.491 estudantes foram afetados pela operação policial, com aulas suspensas em duas escolas da rede.

Criminosos eram perseguidos pelo Bope quando invadiram escola na Maré - Reprodução/TV Globo

Inicialmente, o Bope prendeu seis homens nas ruas da comunidade. Outros dez invadiram o Ciep, mas foram encurralados pelos policiais e acabaram presos.

À tarde, outros cinco suspeitos, sendo um de Mato Grosso, foram detidos. Segundo a polícia, eles estavam escondidos em uma casa na comunidade.

Até o momento, 16 foram identificados. De acordo com a Polícia Civil, havia mandados de prisão expedidos contra oito deles. Além disso, três apresentam registros criminais e cinco não têm passagem pela polícia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.