Descrição de chapéu yanomami

Indígenas baleados na terra yanomami passam por cirurgia e têm quadro estável

Ataque a tiros deixou um morto; governo e lideranças atribuem ação a garimpeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os dois indígenas que sobreviveram após serem baleados na comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no sábado (29), passaram por cirurgias e permanecem internados em um hospital de Boa Vista nesta segunda-feira (1º).

Em nota, o Governo de Roraima afirmou que eles "apresentam quadro de saúde estável e estão acordados, com sinais vitais em pleno funcionamento e sem nenhum risco de morte".

Indígena é socorrido após ataque a tiros na Comunidade Uxiu neste sábado (29) - Reprodução Twitter @JYanomami

Os dois homens foram identificados como Venâncio Xirixana, que levou dois tiros no abdômen e dois na perna direita, e Otoniel Xirixana, baleado no abdômen e na lombar.

A autoria dos disparos foi atribuída por lideranças indígenas e pelo Ministério dos Povos Indígenas a garimpeiros que atuam na região. A Polícia Federal investiga o caso.

Além dos dois feridos, um terceiro indígena também foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Ilson Xirixana, 35, foi atingido na cabeça e morreu na manhã de domingo (30), antes de ser transferido para Boa Vista. Ele atuava como agente de saúde indígena.

Nesta segunda-feira, uma comitiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir a Roraima para acompanhar a situação do povo yanomami.

O ataque à comunidade Uxiu é o mais recente episódio de dificuldades envolvendo os indígenas. Em janeiro, o Ministério da Saúde decretou situação de emergência para combater a falta de assistência sanitária que atingia o povo, após a verificação de inúmeros casos de desnutrição severa e doenças.

Na noite de domingo, o governador Antonio Denarium (PP) visitou os dois homens que sobreviveram ao último ataque. O encontro foi na UTI (unidade de terapia intensiva) do HGR (Hospital Geral de Roraima).

Segundo o governo local, Denarium conversou com um dos feridos e "reafirmou o compromisso de atender a todo e qualquer indígena que precise dos serviços da rede estadual de saúde".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.