Conheça as seis terras indígenas homologadas por Lula nesta sexta (28)

Processos já tinham autorização há pelo menos oito anos, e o mais antigo era de 1996

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (28) a demarcação de seis terras indígenas, as primeiras desde 2018. A homologação é o último passo do governo para concluir processos que levaram até 27 anos, como é o caso da terra Avá-Canoeiro, em Goiás.

A assinatura dos documentos foi feita por Lula, junto com a ministra Sônia Guajajara e outras autoridades e lideranças no encerramento do Acampamento Terra Livre, em Brasília, na manhã desta sexta.

jovens sentados em galhos de árvore ouvem música
Jovens indígenas ouvem música em cima de uma árvore na aldeia Laranjal, na Terra Indígena Arara, no Pará - Lalo de Almeida - 24.mar.22/Folhapress

As TIs (Terras Indígenas) homologadas foram Arara do Rio Amônia, no Acre; Kariri-Xocó, em Alagoas; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará; Avá-Canoeiro, em Goiás; e TI Uneiuxi, no Amazonas.

Todas as terras indígenas já estavam no estágio final do processo de demarcação. Quatro delas tiveram a portaria declaratória do Ministério da Justiça emitida ainda nos governos anteriores de Lula. A TI Tremembé da Barra do Mundaú recebeu a determinação em 2015, sob Dilma Rousseff (PT) e a Avá-Canoeiro, ainda no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A área das terras varia entre 711 hectares, como a Rio dos Índios, do povo Kaingang, e 551,9 mil hectares, dimensão da Uneiuxi, dos Maku Nadëb.

Após a homologação, cada TI precisa ser registrada como patrimônio da União e, também, nos cartórios das cidades em que estão localizadas. Se a área abrange mais de uma cidade, como a da terra Kariri-Xocó, em Alagoas, precisa de um registro em cada município. No caso, Porto Real do Colégio e São Braz, a 173 km de Maceió.

Concluir a demarcação ajuda a dar segurança jurídica e física dos povos indígenas. É o caso da terra Avá-Canoeiro, que tem 31 mil hectares e apenas nove habitantes.

A população foi dizimada por sucessivos ataques, especialmente vindos de fazendas de gado. "Eram altamente nômades, tinham trânsito em um território bem maior do que a área hoje. Passaram por um processo de genocídio ao longo dos anos 1960 e 1970, até que a Funai fez contato em 1980 e fixou eles nessa região", diz o antropólogo Tiago Moreira, do ISA (Instituto Socioambiental).

A terra indígena fica a cerca de 458 km da capital goiana. De acordo com Moreira, por transitarem por longas extensões, frequentemente caçavam gado de fazendeiros, que retaliavam matando integrantes e queimando aldeias inteiras.

Junto com a homologação das terras, Lula assinou decretos para recompor estruturas paralisadas no governo de Jair Bolsonaro (PL), que cumpriu a promessa de não demarcar um centímetro de Terra Indígena.

Uma delas é o comitê gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI). Segundo o antropólogo, o plano ajuda na segurança e na organização do uso da terra.

"Antes das primeiras invasões, os povos indígenas podiam fazer outro uso de recursos", afirma Moreira sobre a quantidade maior de terra, comida e áreas para roçado. "Agora precisam ter um balanço de como usar o que está naquela parte de terra demarcada para a reprodução da população e da sua cultura."

O comitê para desenvolver e gerir o plano, que precisa de recursos financeiros, tem participação da Funai, de representantes de ministérios e de movimentos indígenas.

"Os planos terão regras sobre a segurança do território, as áreas para o roçado, as atividades produtivas para manter a comunidade de forma sustentável e os locais para as bases de proteção", diz o antropólogo.

Veja características das terras indígenas homologadas nesta sexta

Terra Indígena: Arara do Rio Amônia

Povo: Aarara
Município: Marechal Taumaturgo
Estado: Acre
Área (ha): 20.534
População: 434 habitantes
Bioma: Amazônia
Data da portaria declaratória: 10 de setembro de 2009

Terra Indígena Kariri-Xocó

Povo: Kariri-Xocó
Municípios: Porto Real do Colégio e São Braz
Estado: Alagoas
Área (ha): 4.694
População: 2.300 habitantes
Bioma: Caatinga e Mata Atlântica
Data da portaria declaratória: 18 de dezembro de 2005

Terra Indígena Rio dos Índios

Povo: Kaingang
Município: Vicente Dutra
Estado: Rio Grande do Sul
Área (ha): 711
População: 143 habitantes
Bioma: Mata Atlântica
Data da portaria declaratória: 24 de dezembro 2004

Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú

Povo: Tremembé
Município: Itapipoca
Estado: Ceará
Área (ha): 3.511
População: 580 habitantes
Bioma: Caatinga
Data da portaria declaratória: 11 de agosto de 2015-

Terra Indígena Uneiuxi

Povo: Maku Nadëb
Municípios: Santa Isabel do Rio Negro e Japurá
Estado: Amazonas
Área (ha): 551.983
População: 249
Bioma: Amazônia
Data da portaria declaratória: 18 de dezembro de 2006

Terra Indígena Avá-Canoeiro

Povo: Avá-Canoeiro
Municípios: Minaçu e Colinas do Sul
Estado: Goiás
Área (ha): 31.427
População: 9 habitantes
Bioma: Cerrado
Data da portaria declaratória: 4 de outubro de 1996

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.