Descrição de chapéu transporte público

Falha na linha 9-esmeralda fecha estações de trem em SP e causa transtornos nesta sexta (30)

Interrupção no trecho entre Mendes/Vila Natal e Jurubatuba começou por volta das 6h e terminou às 15h; ônibus do sistema Paese foram acionados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A linha 9-esmeralda do sistema de trens de São Paulo, administrada pela ViaMobilidade, apresentou problema desde as 6h desta sexta-feira (30) e operou parcialmente até às 15h, quando a circulação foi normalizada. Passageiros enfrentaram lotação, espera e falta de informação.

O caos foi causado por falha elétrica ocorrida às 6h19. Em razão dela, os trens não circulavam entre as estações Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e Jurubatuba.

As quatro estações do trecho foram fechadas: Bruno Covas, Grajaú, Primavera/Interlagos, Autódromo e Jurubatuba. Irritados com os transtornos, passageiros chegaram a interditar a avenida Belmira Marin, em protesto.

Passageiros caminham sobre os trilhos para alcançar estação após falha na linha 9-esmeralda de trens em SP, na manhã desta sexta (30) - Reprodução/TV Globo

A ViaMobilidade afirma que o problema técnico foi identificado na subestação de Cidade Dutra, que fornece energia elétrica à rede aérea que alimenta os trens. Houve um curto-circuito nos cabos de alimentação, removidos e substituídos, diz a empresa.

Quarenta ônibus do sistema Paese foram acionados, sendo 25 de Bruno Covas-Mendes/Vila Natal a Jurubatuba e outros 15 no sentido inverso. Usuários reclamaram, porém, que os ônibus demoravam a chegar.

Procurada, a SPTrans respondeu que a solicitação dos ônibus, bem como quantidade e horários, são de responsabilidade da ViaMobilidade, que não respondeu sobre as reclamações.

Os usuários da linha 9 ainda relatam que, desde o início da falha, viveram um pandemônio. Vários tiveram de descer dos trens e caminhar sobre os trilhos para alcançar a plataforma da estação mais próxima.

Muitos dizem que perderam horário para compromissos como trabalho e consulta médica. Como as estações foram fechadas, as ruas do entorno ficaram tomadas por milhares de passageiros, que tentavam uma solução para rumar a seus destinos.

Frente da estação Grajaú lotada de passageiros - Reprodução/TV Globo

Ainda foram relatadas dificuldades em conseguir uma corrida via aplicativo de transporte devido à alta demanda —além disso, os valores subiram e houve congestionamento do trânsito.

Há relatos também de depredação por passageiros revoltados, e objetos como monitores das plataformas foram quebrados. A ViaMobilidade, contudo, diz não ter informações de registros do tipo.

Falhas em linhas operadas pela ViaMobilidade têm sido frequentes. No último dia 20, por exemplo, um atraso na manutenção da madrugada fez com que os trens da linha 9-esmeralda circulassem por via única na região do Grajaú, no início da manhã.

Em 17 de maio, outra falha no sistema elétrico causou lentidão na circulação dos trens da mesma linha 9-esmeralda durante a manhã e parte da tarde.

No período de 27 de janeiro de 2022, quando a ViaMobilidade passou a operar as linhas 8-diamante e 9-esmeralda, até 31 de janeiro deste ano, foram contabilizadas ao menos 166 falhas, média de uma falha a cada três dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.