Descrição de chapéu Obituário Laudério Botigelli (1929 - 2023)

Mortes: Empresário de sucesso, começou a trabalhar ainda na infância

Laudério Botigelli fez história em Presidente Prudente (SP) com seus negócios e solidariedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Foi com nove anos que um dos empresários mais conhecidos de Presidente Prudente (a 558 km de São Paulo) iniciou o trabalho na lavoura de café, na cidade paulista de Pirajuí, onde nasceu. O primeiro emprego oficial de Laudério Botigelli foi como faxineiro em uma farmácia. Depois que a família se mudou para Londrina (PR), aos 17 anos, iniciou sua carreira no comércio.

Vendedor de secos e molhados, logo recebeu uma proposta para gerenciar a nova filial do então atacadista Vila Real na cidade de Arapongas (PR), que sob sua supervisão se tornou, em pouco tempo, a maior em número de vendas.

Na cidade paranaense, Laudério conquistou espaço e em 1963 iniciou uma nova fase em sua carreira, ao criar o Grupo Liane, em Presidente Prudente, interior paulista.

Laudério Botigelli (1929 - 2023)
Laudério Botigelli (1929 - 2023) - Luiz Monteiro Fotografia

Assim, o grupo prosperou a cada ano e hoje emprega 900 colaboradores entre suas várias empresas. Elas incluem indústria de massas e biscoitos, empreendimentos imobiliários, concessionárias de automóveis, lojas de materiais de construção e fazendas em Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.

O empresário foi, ainda, grande colaborador de instituições sociais de Presidente Prudente, como a Santa Casa de Misericórdia, onde ajudou a financiar a construção da unidade de tratamento para queimados e a UTI coronariana.

Também inaugurou duas clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólicos. Atualmente, são 30 entidades assistenciais que recebem ajuda mensal do grupo.

Fã de futebol, torcia para o Santos e adorava Pelé. O esporte também entrou em sua lista de colaboração, com o patrocínio do time de futebol da cidade, o Grêmio Prudente.

Para tanto sucesso, Laudério indicava muita dedicação, seriedade e cuidado, que incluem o respeito e o amor pela família, como conta a filha Liane Botigelli, que dá nome ao grupo.

"O trabalho impulsionava a vida dele, onde ele esteve presente até o fim", diz, lembrando que o pai visitou a fábrica de massas e biscoitos dois dias antes do falecimento.

A neta Muriel Botigelli destaca seu jeito firme, mas amoroso de lidar com as pessoas, um verdadeiro líder. Sempre muito otimista, tinha como característica marcante solucionar problemas e jamais reclamar, diz ela, recordando que o avô era muito brincalhão e adorava contar suas histórias para os netos, como suas caminhadas de 11 km para ir à escola.

"O que para muitos seria difícil, ele nos contava com alegria e sempre ressaltava algum aprendizado. Era muito assertivo em suas opiniões, sabia de tudo um pouco", fala.

Foi honesto, comprometido, focado, organizado e não negava ajuda a ninguém, completa Muriel.

Laudério morreu em 4 de junho, aos 93 anos, de causas naturais. Deixa 4 filhos, 13 netos, 15 bisnetos e uma cidade toda de luto, decretado oficialmente por três dias.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.