Pablo Escobar brasileiro é extraditado da Hungria para a Bélgica

O líder de uma organização de tráfico de cocaína para a Europa estava preso havia um ano em Budapeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Budapeste | AFP

O traficante conhecido como Pablo Escobar brasileiro, apontado pela Interpol como o líder de uma grande organização de tráfico de cocaína para a Europa, foi extraditado da Hungria para a Bélgica, anunciaram as autoridades húngaras nesta sexta-feira (16).

Considerado "um dos criminosos mais perigosos do mundo", o ex-major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Sérgio Roberto de Carvalho, "foi entregue à Bélgica na quinta-feira, respeitando as normas de segurança mais elevadas", indicou a polícia húngara em comunicado.

O traficante Sérgio Roberto de Carvalho, o Escobar brasileiro, no tribunal de Budapeste (HUN) após ser preso em um restaurante da cidade
O traficante Sérgio Roberto de Carvalho, o Escobar brasileiro, no tribunal de Budapeste (HUN) após ser preso em um restaurante da cidade - Gergely Besenyel - 23.jun.22/AFP

Em seu portal de internet, a polícia publicou um vídeo que mostra sua transferência de uma prisão em Budapeste para o aeroporto, onde foi colocado em um avião do Exército belga.

O Pablo Escobar brasileiro era procurado desde novembro de 2020 após a apreensão no Brasil de "mais de 100 milhões de dólares" pertencentes à organização criminosa que ele dirigia, segundo a Polícia Federal brasileira.

Desde então, ele era alvo de uma notificação vermelha da Interpol, já que muitos países, entre eles o próprio Brasil, solicitavam sua extradição por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e homicídio vinculado ao crime organizado.

Sérgio Roberto de Carvalho foi detido na Hungria em junho de 2022.

Sua organização é "responsável por traficar ao menos 45 toneladas de cocaína entre 2017 e 2019", detalhou a polícia húngara.

Para evitar as autoridades, o ex-PM encenou várias vezes a sua morte e utilizou pelo menos dez identidades diferentes para as quais tinha documentos falsos, segundo a mesma fonte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.