Descrição de chapéu LGBTQIA+

Parada LGBT+ de SP: pessoas trans lutam contra barreiras e preconceito no esporte

Grupo se manifestou contra projetos que impedem acesso a modalidades esportivas e pediu respeito na escola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O recado da Parada do Orgulho LGBT+, que acontece neste domingo (11), em São Paulo, sobre pessoas trans é que elas existem e têm direitos a família, esporte e alegria.

Grupos de futebol e outros apoiadores afirmam que a população precisa lutar por coisas básicas, como acessar o esporte.

"Nunca vimos tantos projetos de lei para impedir que pessoas trans pratiquem esporte", afirma o professor Bernardo Gonzales, 34, um dos organizadores do coletivo Sport Club T Mosqueteiros. O clube foi bicampeão da Taça da Diversidade, no sábado (10).

0
Multidão toma conta de vários quarteirões da avenida Paulista, durante a Parada do Orgulho LGBT+, realizada neste domingo (11), na avenida Paulista - Eduardo Knapp/Folhapress

"O recado é: crianças e adolescentes trans que queiram estar em esporte, de alto rendimento ou não, vocês têm essa possibilidade", diz ele.

Para o professor, acessar o esporte é algo inexistente na escola, ambiente que também pressiona a identidade de crianças trans e adolescentes.

"Ter coletivos assim ajuda a escrever um futuro diferente para essa história de violência no esporte."

Bandeirão azul, branco e rosa do coletivo Sport Club T Mosqueteiros
Bandeirão de grupo que defende mais inclusão na prática de esportes com pessoas trans, esticado na parada do Orgulho LGBT+, que ocorre neste domingo (11), na avenida Paulista - Lucas Lacerda/Folhapress

É para proteger esses direitos que o cordão Mães Pela Diversidade cantava "ser trans é um direito, nossos filhos só precisam de respeito" à frente do primeiro trio elétrico da parada.

"Viemos para o abre-alas da parada na perspectiva de dar visibilidade ao tema e às famílias", afirma Thamirys Nunes, 33, fundadora e presidente da ONG Minha Criança Trans.

"Crianças e adolescentes trans existem, essas famílias existem, a gente luta para acabar com esses tabus e proteger nossos filhos."

Já na rua da Consolação —o evento que começou na avenida Paulista termina na praça Roosevelt, na região central de São Paulo—, a parada virou festa com uma sequência de trios elétricos. "Mas temos mesmo que celebrar nossa vida, pois querem que a gente morra", diz o professor Camu, 26.

Ele e a estudante de moda Lolly Dollheart estão no quarto ano de parada, com uma fantasia customizada.
"Acho que as pessoas falam que virou parada festa vazia, mas alegria das pessoas LGBT+ nunca vai ser vazia", afirma Lolly.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.