Descrição de chapéu chuva

4 aviões arremetem por causa do vento em Congonhas e 3 de Guarulhos vão para outros aeroportos

No aeroporto da zona sul de São Paulo foram reportadas rajadas de mais de 72 km/h no começo da tarde desta quinta-feira (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quatro aviões precisaram arremeter por causa de vento forte, quando tentavam pousar no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (13).

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil provocou rajadas de vento na madrugada e na manhã desta quinta (13) em diversas regiões do estado de São Paulo, além de chuva rápida e isolada, além de quedas de dezenas de árvores.

Segundo a Infraero, que administra Congonhas, o aeroporto está operando no visual para pousos e decolagens na tarde desta quinta-feira.

Avião durante pouso no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo - Danilo Verpa - 16.fev.22/Folhapress

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, ocorreram rajadas de 72,2 km/h em Congonhas, as 12h. Foi a maior velocidade de vento registrada na capital paulista pelo órgão municipal até o começo da tarde desta quinta.

No Campo de Marte, de onde decolam helicópteros e aviões menores, o CGE reportou rajadas de 55,6 km/h no inicio da tarde.

Em agosto do ano passado, a estrutura de um estande de exposições voou para cima de uma avião em Congonhas. A causa teria sido uma rajada de vento de 72 km/h.

A Infraero afirma que que rajadas podem influenciar na operacionalidade do aeroporto, porém a decisão de pousos e decolagens em ocasiões de ventos fortes é do comandante da aeronave, conforme as informações meteorológicas que ele recebe.

Em Guarulhos, a GRU Airport, que administra o aeroporto internacional da grande São Paulo, afirma que devido às condições meteorológicas adversas três voos alternaram para outros aeroportos, e depois retornaram para Guarulhos.

A concessionária não soube informar se esses aviões chegaram a pousar nestes outros aeroportos antes de voltarem para Guarulhos, que era ponto final do destino.

Às 14h, o aeroporto estava operando normalmente para pousos e decolagens. Segundo o CGE, ocorreram rajadas de vento de 62,2 km/h em Cumbica.

No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, não houve ocorrências até o fim da manhã por causa do vento. No local, segundo o CGE, houve rajadas de 62,6 km/h às 12h.

Segundo a Aeroportos Brasil, que administra Viracopos, questões sobre ventos são avaliadas pelos controladores, que respondem à Aeronáutica, e ficam em contato direto com os pilotos sobre as eventuais alterações meteorológicas que possam interferir nos voos.

A Defesa Civil estadual disse na quarta-feira (12), que havia previsão de rajadas de vento de até 80 km/h para esta quinta em Campinas. Na região metropolitana de São Paulo, a velocidade prevista era de até 90 km/h.

No mar, os ventos fortes que atingem o litoral paulista nesta quinta interromperam a travessia de balsa entre as cidades de Guarujá e Bertioga. As demais travessias permanecem funcionando normalmente.

Em alerta, a Defesa Civil afirma que "não é recomendado que pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas e evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras".

Segundo a Marinha, estão previstas ondas de até 4,5 metros de altura por causa da ressaca no mar e que podem ser registradas até essa sexta-feira (14).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.