Termômetros em São Paulo devem marcar acima de 40ºC nesta semana

Capital paulista pode se aproximar do recorde de temperatura máxima para agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma forte massa de ar quente promete altas temperaturas, tempo seco e baixa unidade nesta semana, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No estado de São Paulo, por exemplo, termômetros devem marcar mais de 40ºC em várias regiões no decorrer da tarde, sobretudo nesta quarta-feira (23).

Banhistas no mar em Santos; temperatura máxima pode chegar a 41ºC na cidade da Baixada Santista nesta quarta-feira (23), segundo Inmet - Jardiel Carvalho - 11.dez.21/Folhapress

O litoral paulista terá calor de verão em pleno inverno. Em Santos, na Baixada Santista, a previsão de temperatura máxima para quarta é de 41ºC.

Em Caraguatatuba, pode chegar aos 42ºC neste dia. Mesmo com previsão de chuvas isoladas, na quinta (24) a temperatura máxima pode atingir 39ºC na cidade do litoral norte.

Conforme a Defesa Civil estadual, situações extremas são esperadas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem atingir 40ºC no período da tarde.

Nestas regiões, afirma, é preciso atenção redobrada com a umidade relativa do ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20% —a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.

Na cidade de São Paulo, o paulistano também terá dias de calor. A previsão para esta terça-feira (22) é que a média máxima no município seja de 31ºC. No dia seguinte, sobe um pouco mais: 33ºC.

O calor fora de época apresenta temperatura bem acima da média máxima do mês, de 24,2ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A média na cidade nesta segunda (20) alcançou 26,5ºC.

Há possibilidade de se chegar próximo do recorde de calor de agosto no município.

De acordo com o CGE, a maior média máxima já registrada na cidade para o mês foi em 30 de agosto de 2005, com 34ºC —no planeta, após sucessivos recordes de calor, julho passado foi o mês mais quente já registrado na história.

Ainda na região Sudeste, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais podem registrar baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, aponta o Inmet.

Em algumas situações especiais há incursões de ar quente até sobre os estados da região Sul, provocando extremos de calor, em relação ao padrão normal de temperaturas para o mês, afirma a Climatempo.

Para o fim da semana, entretanto, a previsão é queda brusca na temperatura por causa da chegada de uma frente fria. Na sexta (25), com céu nublado e pancadas de chuva, a máxima deverá ser de 20ºC na capital paulista. No litoral paulista, entretanto, continuará próxima de 30ºC.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.