Descrição de chapéu chuva

Cidade de São Paulo tem mês de outubro mais chuvoso em 80 anos

Segundo Inmet, estação meteorológica na zona norte da capital registrou um acumulado de 356 mm de chuva; feriadão deve ter queda na temperatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo teve o mês de outubro mais chuvoso em 80 anos, desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer a medição, em 1943.

Segundo órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a estação meteorológica de Santana, na zona norte do município, registrou um acumulado de 356 mm de chuva até o início da tarde desta terça-feira (31).

Pedestres tiveram de usar guarda-chuva na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, nesta terça-feira (31); capital paulista teve recorde de chuva em outubro, segundo o Inmet - Bruno Rocha/Agência Enquadrar/O Globo

O recorde anterior para outubro foi de 1969, quando houve o acumulado de 237,9 mm.

De acordo com o Inmet, a média para outubro no município é de 127,2 mm.

O maior volume de chuva em 24 horas neste mês foi de 86,6 mm, totalizado na manhã do dia 9.

Em relação ao acumulado deste ano, choveu 1.553,7 mm, o que corresponde a 21% (270,6 mm) acima da normal climatologia para os meses do período.

A chuva histórica deste mês contrasta com as estimativas feitas no fim de setembro. De acordo com o instituto, após um período seco no inverno, as previsões para outubro apontavam o retorno gradual da chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, principalmente em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com volumes inferiores a 160 mm.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, a passagem de seis frentes frias pelo oceano, porém, refletiram diretamente na cidade de São Paulo, pela sua proximidade com o litoral paulista, e provocaram chuvas acima da média.

"Quando as frentes frias passam elas injetam umidade", afirma a meteorologista.

De acordo com Pegorin, durante o mês de outubro também predominou sobre o estado de São Paulo o ar quente úmido e houve ainda a influência de áreas de instabilidade que se formaram em Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil, que avançaram para São Paulo.

"Mas, especialmente as passagens de frentes frias e esse ar muito quente e úmido sobre o estado formaram nuvens muito carregadas", afirmou.

Na tarde desta terça-feira, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo chegou a colocar praticamente toda a cidade em estado de atenção para alagamentos.

Com chuva acima da média, o sistema Cantareira estava com 72,9% de sua capacidade nesta terça. Há um ano, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado), o índice do reservatório de água era de 31,8%.

MAIS QUENTE

Os termômetros também sentiram em outubro. Com média de 27,2°C, as temperaturas máximas fecharam o mês em 0,7°C acima da média, que é de 26,5°C.

O desvio deste mês, entretanto, baixou significativamente em relação ao calorão de setembro, que havia sido de 5 °C acima da média, afirma o Inmet.

A máxima deste mês na cidade foi de 33,7°C, registrada no dia 24, índice que ficou abaixo da maior temperatura de setembro, em cerca de 3°C.

"Geralmente, os valores de outubro são maiores que os de setembro, o que não aconteceu neste ano", afirma o instituto.

A média das temperaturas mínimas ficou em 18,5°C, cerca de 2°C da média climatológica, de 16,5°C.

O dia 14 teve a menor marca do mês, com registro de 14,4°C no mirante de Santana.

VIRADA NO FERIADO

O tempo deve mudar na cidade de São Paulo no feriado prolongado de Finados. Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, a frente fria se afasta e os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai provocar a queda da temperatura.

Segundo ele, nesta quarta-feira (1º), a capital paulista deverá ter céu encoberto e garoa ocasional, principalmente entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. A mínima prevista é de 18°C e máxima de 22°C.

Na quinta-feira (2), Dia de Finados, o céu deverá ter muitas nuvens, poucas aberturas de sol e temperatura amena. À tarde, há previsão de chuva rápida e isolada com baixo volume acumulado. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17°C ao amanhecer, e a máxima de 23°C no início da tarde.

Na sexta (3), a máxima deverá chegar aos 30°C no início da tarde e no fim de semana há nova queda, com previsão de mínima de 12ºC no domingo (5).

MAIS CHUVA EM NOVEMBRO

Para o mês de novembro, a expectativa é que chova novamente acima do normal na capital paulista, segundo a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo.

"O mês de novembro já tem naturalmente uma média de chuva maior em relação a outubro", afirma. "Episódios de tempestades poderão ser novamente observados no estado em função da passagens de frentes frias e desse predomínio de ar quente e úmido, que ainda deveremos ter sob o país."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.