Viatura da Rota atropela casal durante celebrações de aniversário da tropa; veja vídeo

Acidente ocorreu poucos segundos após veículo deixar batalhão na avenida Tiradentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um carro da Rota, tropa de elite da Polícia Militar, que saiu do batalhão fazendo manobras em zigue-zague atropelou um casal que estava em uma motocicleta na avenida Tiradentes, na Luz, centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16).

Os dois foram prensados contra um ônibus que passava pela avenida.

Procurada, a Polícia Militar declarou que abriu um inquérito policial militar e uma sindicância para apurar o fato.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que o condutor de uma viatura, ao sair do quartel, colidiu no canteiro central da via, atingindo duas pessoas que estavam em uma motocicleta. Segundo a pasta, as vítimas tiveram escoriações leves, receberam atendimento médico e foram liberadas.

Imagem mostra placa arrancada no canteiro central da avenida Tiradentes após o acidente
Acidente ocorreu na avenida Tiradentes, no centro de São Paulo, durante a celebração dos 53 anos da Rota - Paulo Eduardo Dias/Folhapress

O acidente ocorreu durante as celebrações pelo 53º aniversário da Rota. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou a cerimônia realizada dentro do quartel. Também estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Uma testemunha contou para a reportagem que viu o momento em que diversos carros da Rota deixaram o quartel acelerando e cantando pneu pela avenida Tiradentes. Ela disse ter tido a impressão que os veículos fossem tombar ou invadir a faixa central da via. Pouco depois, um dos motoristas perdeu o controle, acertou um poste e a moto.


Vídeo: Veja o momento do atropelamento


A testemunha disse que as vítimas ficaram feridas nas pernas e que foram socorridas por policiais militares.

O relato da testemunha é similar a um vídeo o qual a reportagem teve acesso que mostra carros da Rota deixando o quartel em alta velocidade e realizando manobras em frente ao metrô Tiradentes. Pouco depois, o motorista de um dos carros perde o controle, acerta o meio-fio e na sequência a moto.

Um homem que filmava o evento no canteiro quase foi atropelado.

Por volta das 18h não havia mais sinais do acontecido, exceto por uma placa de sinalização caída no canteiro. Ela também foi atingida.

Procurada, a SPTrans disse que as informações deveriam ser obtidas com a secretaria da segurança.

Esse não foi o primeiro acidente envolvendo viaturas em alta velocidade na saída da sede da Rota. No dia 18 de julho de 2015, um carro da corporação tombou na avenida Tiradentes. Um sargento que estava no veículo sofreu traumatismo craniano.

Alexandre de Moraes, então secretário da Segurança Pública na época, e hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, decidiu acabar na época com o comboio de carros formado na hora da troca de turno na corporação, para garantir a segurança dos policiais e da população, conforme afirmou dias depois do acidente.

Antes de tombar, o carro da polícia foi filmado fazendo zigue-zague, assim como aconteceu com a viatura que atingiu o casal de moto na última segunda-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.