Bombeiros de São Paulo vão poder fazer poda de árvores durante a folga

Projeto sobre o tema foi aprovado pelos vereadores e depende de sanção de Nunes, que defende a medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vereadores de São Paulo aprovaram em segundo turno, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que inclui os integrantes do Corpo de Bombeiros na Operação Delegada —que permite à prefeitura paulistana contratar os agentes durante a folga para algumas atividades.

O objetivo da medida é permitir que os bombeiros participem da poda de árvores da cidade quando não estiverem em seu horário de trabalho regular.

"Os bombeiros vão fazer, além do trabalho que já executam, auxiliar com sua expertise na remoção e poda de árvores. Vão poder fazer isso em caráter de risco eminente e, de forma, preventiva", afirmou o vereador Fábio Riva (PSDB), líder da gestão Ricardo Nunes (MDB) na Casa.

"Como aconteceu nas tempestades deste mês, teve árvores, inclusive nas marginais, que ficaram ameaçadas e colocaram a população em risco", completa Riva.

Caminhão tipo Autobomba Escada do Corpo de Bombeiros de São Paulo
Caminhão do Corpo de Bombeiros durante remoção de galhos São Paulo - CBPMESP/Divulgação

O texto aprovado pela Câmara de forma simbólica é de autoria do próprio Executivo. Agora, o projeto vai à sanção de Nunes. Apenas bancadas do PT e Psol foram contrárias ou pediram abstenções.

Com intuito de tornar o bico atrativo, a proposta também prevê o aumento nos valores pagos aos policiais Civis e Militares, além dos GCMs (Guardas Civis Metropolitanos).

Haverá, ainda, bônus para os servidores por desempenho de atividades em regiões estratégicas e em período noturno. Caberá à prefeitura quais vão ser esses locais.

A versão inicial do projeto, enviado à Câmara pelo prefeito, não previa a inclusão do Corpo de Bombeiros.

O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) foi um dos que pediu a inclusão do grupo na Operação Delegada.

"O Corpo de Bombeiro para que ele possa, por exemplo, tripular as viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e diminuir o tempo-resposta das ações que acontecem nos atendimentos na cidade. Sabemos que isso vai ter um impacto significativo para que a população seja bem atendida", disse Palumbo.

A Operação Delegada é um convênio entre prefeitura e governo estadual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.