Chuvas causam 2 mortes em SC; estado tem alagamentos e moradores ilhados

Ocorrências atingem 72 municípios; previsão é de mais chuva até sábado (18), segundo a Defesa Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Duas idosas morreram em decorrência das chuvas que voltaram a atingir com força o estado de Santa Catarina nesta quinta-feira (16).

As vítimas estavam dentro de um carro que avançou para uma área alagada na cidade de Taió, por volta das 20h. Uma delas chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu.

Ruas de Taió (SC) ficaram alagadas na manhã desta sexta (17) devido à chuva intensa - Rádio Educadora 90.3 FM

Outros dois idosos que estavam no carro –um homem, que era o condutor do veículo, e uma mulher— foram resgatados pelos bombeiros. Eles estavam agarrados a árvores quando o socorro chegou ao local. A mulher apresentava sinais de hipotermia.

A chuva já havia atingido fortemente a região do Alto Vale do Itajaí em outubro.

Nesta quinta foram registrados alagamentos nas cidades de Rio do Oeste, Taió e Rio do Sul, principalmente, com relatos de moradores ilhados. Há ocorrências em 72 municípios até o início da tarde desta sexta.

No total, 23 municípios em situação de emergência. Um deles é Dionísio Cerqueira, que sofreu com chuva de granizo nesta quinta.

Abrigos públicos já operam em ao menos 15 cidades: Capinzal, Presidente Getúlio, Mirim Doce, São José do Cerrito, Lontras, Botuverá, Lages, Pouso Alegre, Taió, Jaborá, Rio do Sul, Ouro, Ituporanga, Aurora e Agronômica.

Os bombeiros afirmam que a SC-407, em Biguaçu, está temporariamente interditada em decorrência de um deslizamento e que não há previsão para a liberação.

Deslizamento de terra na manhã desta sexta (17) destruiu galpão de empresa em Concórdia (SC) - Radio Atual FM

MAIS CHUVA

A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que as condições para chuva volumosa estão mantidas até sábado (18) no estado.

O risco vai de "alto a muito alto" para ocorrências associadas a chuva intensa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense, ainda de acordo com a Defesa Civil.

As chuvas da noite de quinta atingiram também o sul do Paraná e o norte Rio Grande do Sul.

Nesta sexta, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas, ventos fortes e queda de granizo, especialmente no norte e no centro do estado.

Neste sábado (18), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há chance de temporais, com rajadas de vento e queda de granizo, no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o maior volume de água vai se concentrar no centro-norte do estado, capital e região metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba. No domingo (19), ainda segundo o Inmet, os temporais podem se espalhar pela área central do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.