Descrição de chapéu violência transporte público

Homem é baleado em frente a garagem de empresa de ônibus de SP

Vítima foi atingida na estrada de Itapecerica; por causa de eleição de sindicato, terminais foram fechados nesta terça (21)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem foi baleado no início da noite desta terça-feira (21) em frente à garagem de uma empresa de ônibus na estrada de Itapecerica, na zona sul da capital. Até a manhã desta quarta (22), ninguém havia sido preso.

O disparo ocorreu em um dia marcado pelo fechamento de terminais de ônibus na capital paulista, por causa de divergências e clima de tensão na votação para a nova diretoria do SindMotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo).

Policiais militares em frente a garagem de empresa de ônibus na zona sul de São Paulo, onde homem foi baleado na noite desta terça-feira - Reprodução

Segundo a Polícia Militar, por volta das 19h o homem, que tem 68 anos, foi atingido na estrada de Itapecerica –no local fica a garagem da viação Campo Belo. Ele foi socorrido e levado para o hospital municipal do Campo Limpo.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), PMs foram acionados para atender a ocorrência "e no local tomaram conhecimento que dois homens em uma motocicleta passaram pelo local e realizaram diversos disparos de arma de fogo, um deles atingindo o homem no ombro".

Ainda segundo a pasta, o caso foi registrado como disparo de arma de fogo no 89° DP (Jardim Taboão), que requisitou perícia no local, e a investigação será conduzida pelo 37° DP (Campo Limpo). "Diligências estão em andamento visando a localização e prisão dos autores", diz a SSP.

Como mostrou a Folha, uma disputa pelo comando do SindMotoristas está por trás da mobilização da manhã desta terça. Três das quatro chapas que disputam a eleição pediram o adiamento do pleito em três meses para a substituição das cédulas de papel por urnas eletrônicas.

O adiamento chegou a ser aprovado em assembleia da categoria, mas uma decisão da Justiça do Trabalho manteve a votação, que teve início nesta terça e tem previsão de conclusão para esta quarta-feira (22).

Pela manhã, a disputa sindical provocou o fechamento dos terminais de ônibus João Dias, Mercado, Campo Limpo, Capelinha, Santana, Pinheiros, Parque D. Pedro 2º, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha, segundo a SPTrans, órgão que faz o gerenciamento do transporte urbano por ônibus no município.

De acordo com a empresa, 530 mil passageiros e 368 linhas de ônibus foram afetados nesta terça.

Além do fechamento dos terminais, ônibus ficaram estacionados por cerca de duas horas nos dois lados de corredores de ônibus na avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste. As vias só foram liberadas por volta das 15h.

Ônibus parados no Terminal Pedro 2º, na região central de SP, após protesto em dia de votação de nova diretoria do sindicato de motoristas e cobradores - Francisco Lima Neto/Folhapress

A SPTrans afirma ter registrado boletim de ocorrência por causa dos bloqueios e até vandalismo —conforme a estatal, nos atos dos terminais, 17 veículos tiveram as chaves subtraídas (sendo um guincho), dois ônibus acabaram com pneus furados e outros dois foram alvo de depredação.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse à Folha que articuladores da paralisação de motoristas, ataques a ônibus e bloqueios de vias em nove terminais nesta terça-feira (21) agem como uma organização criminosa.

Por causa dos problemas no transporte público, o rodízio de veículos foi suspenso pela prefeitura durante a tarde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.