Descrição de chapéu transporte público

Prefeitura suspende rodízio de veículos em São Paulo após paralisações em terminais de ônibus

Oito locais chegaram a ser fechados no começo da manhã, e ao menos uma pessoa foi presa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O rodízio de veículos foi suspenso pela Prefeitura de São Paulo para carros e caminhões até o final desta terça-feira (21), após 9 de 32 terminais de ônibus serem fechados em meio à eleição para a diretoria do SindMotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo).

Caminhões e fretados não podem circular nas zonas de máxima restrição, e está mantido o funcionamento de faixas e corredores exclusivos de ônibus e zona azul. Até o começo da tarde, os terminais de João Dias e Santo Amaro, ambos na zona sul, permaneciam fechados.

foto aérea mostra teto de veículos variados transitando por pista, como carros ônibus etc
Trânsito na avenida Professor Francisco Morato, em São Paulo - Zanone Fraissat - 5.set.2023/Folhapress

Segundo a prefeitura, 368 linhas e cerca de 530 mil usuários foram afetados para paralisação na manhã desta segunda.

O impasse aconteceu por conta da disputa entre chapas que concorrem à eleição do SindMotoristas, cuja votação começou na madrugada desta terça.

A chapa da oposição estaria exigindo a utilização de urnas eletrônicas na votação, mas a chapa da situação seria contra. Os manifestantes utilizam ônibus articulados para bloquear as entradas e saídas dos terminais.

Segundo o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), Josilei de Godoy Vasco, conhecido como Preguinho e apontado como um dos líderes da paralisação, foi preso pela GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Com os bloqueios, a prefeitura acionou as polícias Civil e Militar, além da GCM, e deslocou guinchos para remover os ônibus paralisados. Na manhã desta terça, advogados da SPTrans ainda estavam no 1º DP (Sé) para registrar um boletim de ocorrência.

De acordo com a SPTrans, a operação está sendo normalizada gradativamente desde as 10h35. No terminal Parque D. Pedro 2º, na região central da cidade, o fluxo de ônibus começou a ser liberado às 11h25. Ainda havia, porém, excesso de passageiros e veículos no local.

veículos parados em fila vistos de cima, ao fundo prédios e vias expressas
Ônibus parados no Terminal Pedro 2º, na região central de São Paulo, após protesto em dia de votação de nova diretoria do sindicato de motoristas e cobradores - Francisco Lima - 21.nov.2023/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.