Descrição de chapéu chuva clima

Ilhabela recebe radar meteorológico para monitorar chuva no litoral

Equipamento será instalado até o fim do ano e faz parte de medidas anunciadas após tragédia em São Sebastião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O monitoramento de chuvas no estado de São Paulo deve ser reforçado com a instalação, até o fim do ano, de um radar meteorológico em Ilhabela, no litoral norte paulista. O equipamento foi entregue no último sábado (18) e faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) após a tragédia na região no começo deste ano.

Entre as promessas estão sirenes de alerta para São Sebastião, e depois para Guarujá, na Baixada Santista, e Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A licitação terminou no mês passado, com a assinatura do contrato, e o prazo para instalação é de até 120 dias —fevereiro do ano que vem.

Caminhão que transporta radar meteorológico, equipamento oval branco, transita por estrada
Ilhabela recebeu radar meteorológico no sábado (18) para reforçar monitoramento de chuvas em SP - Defesa Civil SP

O equipamento custou R$ 10 milhões e vai melhorar as previsões com uma antena de 1,80 m, que alcança 120 km a partir da base no litoral, em Ilhabela, no nível do mar.

Isso porque, atualmente, o monitoramento é feito por um equipamento em Salesópolis, a 100 km dali, em uma região de planalto.

As frentes frias, que também levam nuvens e instabilidade, podem chegar a São Paulo pelos estados do sul ou pelo litoral. Radares permitem analisar a intensidade das chuvas, se elas vão aumentar ou diminuir, e se devem ser emitidos alertas à população.

O equipamento foi montado no Instituto de Estudos Avançados do Mar da Unesp, em São Vicente. Técnicos e alunos da universidade serão treinados para a operação e para a transmissão de dados para a Defesa Civil do estado.

O radar também será usado em pesquisas, segundo o governo, em cooperação com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Faculdade de Ciências da Unesp, no campus de Bauru.

Segundo a Defesa Civil, outros oito radares meteorológicos devem ser adquiridos e instalados para reforçar a cobertura em todo o estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.