Descrição de chapéu transporte público

Passageiro é agredido com choques e mata-leão por seguranças da CPTM em SP

Máquina de recarga do Bilhete Único não funcionou, e homem pulou catraca; OUTRO LADO: companhia diz que não tolera violência e apura os fatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um jovem de 23 anos foi agredido por seguranças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Perus, da linha 7-rubi, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (29).

A agressão teria ocorrido porque o jovem, identificado como João Vitor, tentou embarcar no trem sem pagar a tarifa depois de tentar, sem sucesso, recarregar seu Bilhete Único no sistema. Ele afirma ter sido agredido com golpes de mata-leão e choques de uma arma. Imagens mostram o passageiro já imobilizado por um segurança e ainda assim recebendo choques de outro agente.

Em entrevista ao programa Encontro, da TV Globo, João Vitor disse que chegou à estação por volta das 8h para ir ao trabalho, mas não conseguir carregar o cartão nas máquinas —para ingressar, ele teria de comprar um bilhete avulso.

"Eu solicitei ao funcionário da CPTM que liberasse a minha entrada, visto que eu não tinha o dinheiro da passagem, essa que é a verdade. É descontado na minha folha salarial todos os meses o [valor da tarifa do] transporte público. Eu não tinha culpa nenhuma desse erro sistêmico. Eu tentava carregar o meu bilhete e ele não carregava", disse.

Jovem é agredido por seguranças da CPTM, em São Paulo - Reprodução/TVGlobo

Ele conta, porém, que teve o acesso negado. "O funcionário da CPTM disse que a culpa não era dele, que era da SPTrans, e que eu deveria comprar outra passagem ou procurar a SPTrans. Eu falei que não tinha dinheiro para comprar passagem e que não tinha como procurar a SPTrans porque não tinha dinheiro no bilhete", disse.

João Vitor então pulou a catraca para tentar embarcar, quando foi agredido. "Dois policiais ferroviários, sem procurar entender o que estava acontecendo, me puxaram pela mochila, me pegaram num golpe de jiu-jítsu, me levaram ao chão. O policial estava me batendo e começou a me aplicar choque, foi aí que a minha esposa começou a gravar. Na hora não entendi que era choque, pensei que estava levando uma facada", contou.

A situação só foi apaziguada com a chegada de um terceiro segurança, que acalmou os ânimos e tentou entender o que estava acontecendo.

A CPTM afirma que não pagar a tarifa é considerado infração por evasão de renda. Diz ainda que o passageiro reagiu à abordagem e que por isso foi necessário o uso de força para contê-lo e retirá-lo do sistema.

"A CPTM lamenta o ocorrido e informa que está apurando os fatos seguintes à abordagem. A companhia reitera que não tolera nenhum tipo de violência contra a vida nos trens e estações, seja por parte de seus colaboradores ou de passageiros que utilizam o sistema", disse, em nota.

Segurança da CPTM usa arma de choque contra passageiro que pulou catraca - Reprodução/TVGlobo

Quanto ao relato de falha nos terminais de carregamento do cartão, a CPTM afirma que foi aberto um chamado para a AutoPass, responsável pela administração e a fiscalização do Bilhete Único. A reportagem entrou em contato com a AutoPass, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

A SPTrans, por sua vez, disse que lamenta e repudia qualquer ato de violência contra passageiros do sistema de transporte público, ainda que não tenha acontecido em sua área de atuação. E ressaltou que houve instabilidade na rede de recarga do Bilhete Único na manhã de quarta-feira e que essa informação estava disponível no site. "A instabilidade ou impossibilidade não justifica atos de violência", ponderou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.