PM que negou ajuda a adolescente ganhou medalha por resgatar jovem que caiu no golpe do amor

Tamires Borges foi afastada dos serviços operacionais; homem que ameaçou adolescente foi identificado como investigador de polícia, e Corregedoria investiga o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em março de 2021, Matheus de Quadros, 18, foi vítima de um golpe. Viajou 20 horas de ônibus de Gravataí (RS) a São Paulo para descobrir que seu grande amor virtual não existia. Ficou três dias dormindo no terminal rodoviário Tietê e só conseguiu voltar para casa com ajuda de policiais militares, como mostrou reportagem publicada pela Folha à época.

Entre os PMs que ajudaram o rapaz estava a soldado Tamires Borges, que participou de uma vaquinha de R$ 500 para a compra da passagem de ônibus e de alimentos para Quadros voltar à terra natal.

A policial militar Tamires Borges recebe a Medalha do Mérito Comunitário, em março de 2021 - @4cia5bpmm no Instagram

A soldado então ganhou da PM a Medalha do Mérito Comunitário por apoiar uma pessoa que precisava de ajuda.

"São atitudes como essa que enobrecem o bom nome da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo", diz trecho de mensagem publicada pela PM nas redes sociais, na ocasião.

Tamires é a mesma policial que se recusou a ajudar um jovem que era agredido e ameaçado por um homem armado do parque da Juventude, ao lado da estação Carandiru do metrô, na zona norte de São Paulo, no último domingo (12).

Toda a cena foi gravada em vídeo. Nas imagens, a policial diz que está de folga, embora fardada, e fica com os braços cruzados diante das agressões. Além de negar ajuda, ela chega a chutar o rapaz vítima das agressões. "Eu estou de folga, o procedimento é ligar 190 e pedir viatura", tenta justificar ela, após ser questionada, conforme registrado no vídeo.

Policiais militares ouvidos pela Folha afirmam que Tamires errou e que não há justificativas para o comportamento dela. Afirmam, porém, que ela teria sido omissa porque sabia que o homem armado era um policial civil e que ele ameaçando o jovem que havia tentado furtar o celular dele.

Procurada, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) confirma que o homem que aparece armado é um policial civil.

"A Polícia Civil, a partir do momento que tomou conhecimento do vídeo, instaurou inquérito policial e identificou o homem armado, que se trata de um investigador de polícia. A Corregedoria foi acionada e apura o caso", diz a SSP, em nota.

Ainda segundo a pasta, "a policial militar que aparece nas imagens foi identificada e está afastada dos serviços operacionais até a conclusão do Inquérito Policial Militar".

"A atitude é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da Instituição. Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço", afirma a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.