Descrição de chapéu violência

PM que se recusou a ajudar jovem é alvo de ataques e misoginia em grupos de policiais, diz Ouvidoria

Órgão afirma que memes têm causado sofrimento psíquico à soldado e pediu providências à Polícia Militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo demonstrou preocupação com a saúde mental da soldado Tamires Borges Coutinho Siqueira, flagrada em vídeo recusando ajuda a um jovem sob a mira de uma arma na zona norte de São Paulo, no último domingo (12). Nas imagens ela alega estar "de folga" para negar socorro e em certo momento chega a chutar o jovem, suspeito de ter um cometido um furto.

O órgão afirma que a soldado tem sido alvo de ataques em grupos de policiais em aplicativos como o WhatsApp, onde uma série de memes sobre o episódio tem ganhado ampla circulação, causando sofrimento psíquico à policial.

Diante disso, a Ouvidoria afirma que enviou um ofício à Polícia Militar sugerindo que seja produzida uma normativa, no âmbito do comando-geral, proibindo a disseminação de conteúdos depreciativos, jocosos ou que firam o moral de indivíduos, sejam policiais ou civis, em grupos dos quais façam parte PMs.

A ação ocorreu após a Ouvidoria ter sido procurada nesta quinta (16) pela Fenepe (Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais do Brasil), que relatou a situação.

Em nota, a Ouvidoria afirma repudiar qualquer forma de violência, incluindo as de ordem psíquica e emocional. O órgão acrescentou que "tem como um de seus eixos de trabalho a saúde mental das forças policiais e não pode compactuar com procedimentos eivados de preconceitos e misoginia que, bem sabemos, tendem a crescer e causar prejuízos irreparáveis, sobretudo às mulheres".

Policial civil aponta arma e agride jovem na entrada do parque da Juventude, na zona norte de São Paulo
Homem armado ameaça jovem em São Paulo; policial militar recusou ajuda e chegou a chutar o adolescente - Leitor

"A nossa busca é pelo respeito aos direitos humanos. Embora essa senhora tenha praticado um erro, quem a está agredindo com memes e ataques está cometendo crimes que precisam ser cessados", disse à Folha o ouvidor da polícia, Claudio Silva.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a soldado Tamires Borges está afastada dos serviços operacionais até a conclusão do Inquérito Policial Militar instaurado para apurar os fatos.

A pasta chefiada por Guilherme Derrite afirma que a atitude da policial é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da corporação. "Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço."

MEDALHA

A soldado Tamires Borges recebeu da PM a Medalha do Mérito Comunitário, em 2021.

Em março daquele ano, Matheus de Quadros, 18, foi vítima de um golpe. Viajou 20 horas de ônibus de Gravataí (RS) a São Paulo para descobrir que seu grande amor virtual não existia. Ficou três dias dormindo no terminal rodoviário Tietê e só conseguiu voltar para casa com ajuda de policiais militares, como mostrou reportagem publicada pela Folha à época.

A policial militar Tamires Borges recebe a Medalha do Mérito Comunitário, em março de 2021
PM Tamires Borges recebe Medalha do Mérito Comunitário - @4cia5bpmm no Instagram

Entre os PMs que ajudaram o rapaz estava a soldado Tamires, que participou de uma vaquinha de R$ 500 para a compra da passagem de ônibus e de alimentos para Quadros voltar à terra natal. Ela então ganhou da PM a Medalha do Mérito Comunitário por apoiar uma pessoa que precisava de ajuda.

"São atitudes como essa que enobrecem o bom nome da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo", diz trecho de mensagem publicada pela PM nas redes sociais, na ocasião.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.