Descrição de chapéu clima chuva

Previsão de tempestade em SP mobiliza gabinete de crise, e Enel anuncia reforços

Prefeitura e governo estadual preparam ações para minimizar os impactos do mau tempo; concessionária terá mais equipes técnicas e canais de atendimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A previsão de tempestade com rajadas de vento para este fim de semana em São Paulo mobilizou uma força-tarefa entre órgãos municipais e estaduais para minimizar os impactos do mau tempo após uma semana de calor recorde.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) passou a tarde desta sexta-feira (17) reunido com secretários, integrantes da Defesa Civil e prefeitos da região metropolitana e do litoral para discutir medidas a fim de evitar novo cenário de apagão como o que ocorreu no último dia 3, quando 4,2 milhões de domicílios ficaram no escuro após forte chuva com rajadas de vento.

Gabinete de crise da Defesa Civil funciona no Palácio dos Bandeirantes
Gabinete de crise da Defesa Civil funciona no Palácio dos Bandeirantes - Ronny Santos/Folhapress

A gestão já havia anunciado a criação de um gabinete que terá Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sabesp (Companhia de Saneamento de São Paulo) e representantes de distribuidoras de energia.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Hengel Pereira, haverá 5.000 agentes do órgão em 620 municípios de prontidão para atender as ocorrências. Esse contingente se soma ao Corpo de Bombeiros e outras entidades, como as concessionárias de energia.

Haverá canais diretos de comunicação das prefeituras com a Defesa Civil e as empresas de energia elétrica, segundo o governo estadual. "O Centro de Gerenciamento de Emergência já existia aqui [no palácio], ele trabalha 24 horas. A gente otimizou isso trazendo cada responsável da sua área de atuação, que são 11 participantes", disse Pereira.

Na reunião no Palácio dos Bandeirantes, a Defesa Civil recomendou aos prefeitos que não realizem eventos ao ar livre no sábado, mas deixou a decisão final a critério de cada administração municipal.

Na capital, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) cancelou os eventos ao ar livre da prefeitura a partir das 16h deste sábado (18). Serão ao menos 55 programações canceladas.

Eventos privados não serão afetados pela medida e podem ocorrer normalmente. Os parques da cidade poderão ter seu horário de fechamento antecipado, caso necessário.

Em São Bernardo do Campo (ABC), o prefeito Orlando Morando (PSDB) decidiu fechar os parques às 14h de sábado.

Por enquanto, a continuidade da suspensão de eventos no domingo (19) deve depender de uma avaliação ao longo do fim de semana.

A Enel disse ter reforçado as equipes técnicas e criado um canal via SMS para informar a chegada de rajadas de vento. O sistema permitirá também o registro de falta de energia. Segundo a companhia, para informar a ocorrência, é preciso enviar mensagem com a palavra "luz" para o número 27373 seguida do número da instalação.

De acordo com a Defesa Civil, a chegada da frente fria é esperada a partir da tarde desta sexta-feira (17), e o alerta segue até domingo (19). As tempestades devem atingir especialmente o leste do estado, as regiões do litoral norte, Vale do Paraíba, Baixada Santista, e a capital. As rajadas de vento poderão variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. Há potencial para queda de árvores.

A queda de árvores está entre as principais causas do apagão que durou até três dias em maior parte da região metropolitana no início do mês. Naquele fim de semana, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de mil ligações para o problema.

Procurada, a prefeitura informou que equipes irão vistoriar e fazer podas necessárias para reduzir a incidência de ocorrências com árvores.

O apagão em São Paulo escalou para a esfera política e houve uma série de embates entre Nunes (MDB) e a concessionária Enel. Nesta quinta-feira (16), Nunes afirmou que pediu à Aneel (Agência de Energia Elétrica) o cancelamento do contrato de concessão da Enel.

Antes, o prefeito já tinha aumentado o tom contra a empresa e a acusou de mentir em postagem nas redes sociais sobre a demora da prefeitura em remover as árvores caídas. Segundo o presidente da Enel Distribuição SP, Max Xavier Lins, 95% das ocorrências de falta de energia foram provocadas por quedas de árvore.

A Folha mostrou no último dia 10 que a gestão Nunes tem fila de 13,5 mil pedidos de podas pendentes na cidade. A licitação de quase R$ 1,1 bilhão para contratar o serviço foi suspensa após recomendação do Tribunal de Contas do Município na última sexta-feira (10). Segundo a Corte de contas, havia inconsistências no edital.

Chuva no resto do país

Além de São Paulo, outros estados devem ter tempestades e rajadas de vento durante o fim de semana. A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que as condições para chuva volumosa estão mantidas até sábado (18) no estado.

O risco vai de "alto a muito alto" para ocorrências associadas a chuva intensa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense, ainda de acordo com a Defesa Civil.

Nesta sexta, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas, ventos fortes e queda de granizo, especialmente no norte e no centro do estado.

Neste sábado (18), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há chance de temporais, com rajadas de vento e queda de granizo, no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o maior volume de água vai se concentrar no centro-norte do estado, capital e região metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba. No domingo (19), ainda segundo o Inmet, os temporais podem se espalhar pela área central do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.