Descrição de chapéu Rio de Janeiro Rio

Rio bate novo recorde de calor do ano com 42,5°C neste sábado (18)

Sensação térmica também teve nova alta, com 59,7°C, segundo a prefeitura carioca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O calor no Rio de Janeiro bateu dois recordes de temperatura de 2023 neste sábado (18). Pela manhã, a estação de Marambaia, na zona oeste da capital, registrou 41,9°C, marca mais alta do ano até então. Mais tarde, às 16h, subiu para 42,5°C, segundo a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) da Vila Militar, na mesma região.

A sensação térmica também teve nova alta, com 59,7°C verificados às 8h10 em Guaratiba, na parte oeste da cidade, segundo o AlertaRio, sistema da prefeitura carioca.

Sábado de Sol forte e temperatura elevads pela onda de calor, muitos cariocas e turistas vão  se refrescar na praia de Ipanema na zona sul da cidade do Rio de Janeiro,RJ.
Praia de Ipanema, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, neste sábado (18) de recorde de calor - Luiz Gomes/Fotoarena/Agência O Globo

Na sexta (17), o Rio havia registrado sensação térmica de 59,3°C em Guaratiba. O valor era o maior índice já registrado no município desde que o sistema Alerta Rio, da prefeitura, começou a fazer a medição, em 2014. Como as temperaturas ainda devem subir, segundo o Inmet, é possível que novas máximas sejam registradas ainda neste sábado.

O Rio de Janeiro está sob alerta de tempestade do Inmet até as 12h deste domingo (19), junto com São Paulo, todo o Centro-Oeste e partes do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Homem se refresca na zona norte do Rio neste sábado (18) de recorde de calor - Tercio Teixeira/AFP

Isso porque a chegada de uma frente fria pelo litoral neste sábado deve provocar temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na região Sudeste.

Com isso, a temperatura, que se mantém alta na atual onda de calor, pode ter queda brusca, como a de 13°C de sábado para domingo em São Paulo, segundo previsão do instituto. Além da queda de temperatura e dos temporais, há risco de granizo por causa do contraste de temperaturas.

O Inmet, no entanto, emitiu um alerta sobre a persistência da onda de calor, com temperatura 5°C acima da média por cinco dias, até este domingo para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre este domingo e a segunda-feira (20), grandes volumes de chuva podem atingir São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital, região metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, além do sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira, e no Rio de Janeiro.

Por causa das altas temperaturas, o Brasil registrou recorde na demanda por energia na última segunda-feira (13).

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), um recorde na demanda instantânea de carga do SIN (Sistema Interligado Nacional) foi alcançado às 14h17, quando se atingiu o patamar de 100.955 MW (megawatts). Foi a primeira vez na história do SIN que a carga superou a marca de 100 mil MW.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.