Descrição de chapéu violência forças armadas

Violência no Brasil chegou a situação muito grave, diz Lula

Presidente anunciou na tarde desta quarta (1º) decreto para atuação das Forças Armadas em portos e aeroportos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (1º) que a violência no país chegou a uma situação "muito grave", que "tem se agravado a cada dia que passa".

O presidente Lula durante café da manhã com a imprensa, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló - 27 out. 2023/Folhapress

Lula concedeu uma entrevista para anunciar as medidas para enfrentamento ao combate organizado. Ele estava acompanhado dos ministros Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa) e dos comandantes das Forças Armadas.

O presidente disse que vai assinar um decreto para a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) específica, em portos e aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses locais serão empregados, respectivamente, militares da Marinha e da Aeronáutica, na tentativa de combater o crime organizado.

"O dado concreto é que a situação chegou a uma situação [sic] muito grave. A violência a que temos assistido tem se agravado a cada dia que passa. Resolvemos tomar uma decisão fazendo com que o governo federal participe ativamente com todo o potencial para que possa ajudar os governos dos estados e o próprio Brasil a se livrar do crime organizado, da quadrilha, do tráfico de drogas e do tráfico de armas. Espero que dê certo", afirmou Lula.

As medidas foram anunciadas quase dez dias após o ataque de milicianos, que incendiaram 35 ônibus e trem no Rio. As ações foram uma resposta de criminosos pela morte de Matheus da Silva Rezende, o Faustão, um dos líderes da maior milícia do estado.

O governo desde então vem buscando uma forma de auxiliar o estado no combate ao crime organizado, um processo que foi marcado por avanços e retrocessos na negociação.

O modelo final foi apresentado a Lula pelo ministro Flávio Dino, durante reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (31).

No mesmo dia, o ministro da Justiça também anunciou que a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional serão empregadas no policiamento ostensivo durante o próximo fim de semana.

No sábado (4), será realizado no Rio de Janeiro a final da Copa Libertadores, entre o Fluminense e o argentino Boca Junior. No dia seguinte será realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).


Ponto a ponto, o que foi anunciado por Lula

  • Decretação de GLO para Forças Armadas atuarem no porto do Rio de Janeiro, no porto de Santos, no porto de Itaguaí, no aeroporto de Galeão e no aeroporto de Guarulhos;
  • Forças Armadas atuarão com a PF em portos e aeroportos; Criação do Cifra (Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos);
  • Aumento do efetivo e de equipamentos da PF, PRF e Força Nacional em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná;
  • PRF e Força Nacional farão policiamento ostensivo e em rodovias do Rio de Janeiro;
  • Atuação em faixa de fronteira do Exército, Aeronáutica em articulação com a PF e PRF com ênfase no Paraná, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul;
  • Comitê de acompanhamento das Forças Armadas e da PF
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.