Descrição de chapéu violência

Agressão a motoboy motivou ataque contra McDonald's e hotel no centro de SP, diz vítima

Depredação ocorreu nesta segunda (4); entregador afirma que, no domingo (3), levou um soco de um segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A agressão a um entregador na noite de domingo (3) teria motivado o ataque a pedradas contra uma lanchonete da rede McDonald´s e o hotel Monreale Plus Excelsior SP na avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, na noite desta segunda (4).

A Folha conversou com a vítima, que relatou ter levado um soco no nariz de um segurança do hotel após uma confusão generalizada entre entregadores e funcionários do restaurante por causa de demora na entrega de pedidos.

Lucas Prado, 24, relatou ter sofrido uma microfratura no nariz e por isso precisou levar sete pontos.

A reportagem pediu um posicionamento do McDonald´s e do hotel Monreale Plus Excelsior SP, por email, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

Lucas Prado com uma curativo no nariz
Lucas Prado diz ter sido agredido com soco no nariz por segurança de hotel em SP - Leitor

Ele conta que, em meio à confusão da noite de domingo, um gerente da lanchonete e um dos motoboys tiveram uma discussão. Segundo Prado, o entregador não teria gostado das palavras usadas pelo gerente e o acertou com um soco no peito —depois, deixou o local.

Prado contou que pegou o pedido que aguardava e, de saída, comentou com outro motoboy que o gerente havia errado na forma como agiu. Um segurança do McDonald´s teria ouvido a conversa e dito a Prado que não o deixaria entrar na lanchonete novamente, ainda segundo o relato do entregador. Os dois discutiram, e Prado saiu com a entrega.

Instantes depois, diante de um novo pedido, Prado voltou ao McDonald´s, e o segurança de fato o barrou. À Folha o entregador disse que conversou com o gerente, explicou a situação e pediu desculpas. Disse também que, enquanto aguardava o pedido, viu quando o segurança da lanchonete conversar com o segurança de do hotel vizinho, relatando o que havia acontecido.

"Coloquei a coleta na mochila. Quando ia sair, esse segurança [do hotel] me ameaçou. [Ele disse] 'você veio aqui uma vez, tá causando, se vier aqui de novo você vai arrumar para a cabeça'", contou. "Perguntei se ele estava me ameaçando. Ele me deu um tapa e na sequência me deu um soco no nariz, que abriu", acrescentou o entregador, que está na profissão há cerca de cinco anos.

Segundo Prado, policiais militares estiveram no local e o orientaram a registrar um boletim de ocorrência pela agressão. Ele disse ainda que esperou por quatro horas a chegada de uma ambulância, e que o Samu o levou para a UPA Vergueiro.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que dois policiais acompanharam o ataque sem esboçar reação —a dupla inclusive buscou abrigo no dentro do hotel. Somente algum tempo depois, quando os motoboys já deixavam o local, um dos PMs deixou o hotel e apontou sua arma em direção ao grupo.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirma que "os dois policiais de patrulhamento de rua presentes no local, assim que identificaram o tumulto, solicitaram reforço para dispersar os agressores, que estavam em maior número, já que eles não possuíam equipamento de menor potencial ofensivo para controlar o tumulto".

"Enquanto aguardavam o reforço, os policiais fizeram a proteção das pessoas que estavam em um hotel ao lado e se abrigaram para não serem atingidos por objetos lançados contra eles", acrescenta a nota.

O ATAQUE

Segundo a GCM (Guarda Civil Metropolitana), seis motociclistas participaram da depredação ao McDonald´s. O ataque aconteceu por volta das 20h, quando o restaurante ainda estava aberto.

Uma testemunha disse que o grupo chegou em motos e bicicletas e começou a atirar pedras e outros objetos na loja. Diversos equipamentos eletrônicos foram destruídos na ação.

Ainda de acordo com a testemunha, os funcionários tiveram que se esconder no momento do ataque.

A unidade da rede de lanchonete fica próxima ao Bar Brahma, que na tarde domingo foi atacada também a pedradas, por outro grupo. A ação teria sido motivada após um homem suspeito de tentar furtar um celular ser agredido.

Ele seria do grupo conhecido como "gangue da bike", e, depois de fugir, teria chamado outras pessoas para atacar o bar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.