Descrição de chapéu violência

Deputado federal Alexandre Leite, que matou assaltante em SP, possui porte de arma

Parlamentar, que é filho de Milton Leite, reagiu a tentativa de roubo e matou suspeito no sábado (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil) possui porte de arma e, por praticar tiro esportivo, também tem registro de CAC (colecionador, atirador e caçador), de acordo com seu assessor de imprensa.

Leite matou um assaltante no último sábado (16) durante uma tentativa de roubo no cruzamento da marginal Pinheiros com a avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo. Ele é filho de Milton Leite (União Brasil), vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Deputado federal Alexandre Leite (União-SP) tem porte de arma federal, segundo assessor
O deputado federal Alexandre Leite (União-SP) - Câmara dos Deputados/Divulgação

A Folha pediu uma entrevista ao deputado federal, mas o assessor disse que Leite não quer mais falar sobre o assunto. Ele estava no carro, acompanhado da mulher, quando houve a tentativa de roubo.

Questionado, o assessor não soube dizer desde quando Leite possui o porte de arma, e explicou que a autorização foi concedida pela Polícia Federal com base no Estatuto do Desarmamento. O parlamentar alegou "efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física".

O deputado, que está em seu quarto mandato consecutivo, é integrante da Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como bancada da bala, na Câmara dos Deputados. Ele foi relator de um projeto de lei que propõe reduzir a idade mínima para porte de 25 para 21 anos, entre outras flexibilizações em relação ao uso de armas no país.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta reportagem afirmava erroneamente que Alexandre Leite tem porte de arma devido a um decreto de 1997 que concedia esse benefício aos deputados. Essa regra na verdade foi revogada em 2004. Ele tem porte de arma baseado no Estatuto do Desarmamento. O texto foi corrigido. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.