Descrição de chapéu Censo 2022

Assaí (PR) é a cidade com maior percentual de população amarela do Brasil

Segundo IBGE, 11,5% da população se declara como oriental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Assaí, no norte do Paraná, ocupa o primeiro lugar da lista dos municípios com a população amarela do Brasil. Por lá, 11,5% dos habitantes se declaram orientais. Os dados são do Censo de 2022 divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade de São Paulo, por exemplo, possui 2,08% de habitantes amarelos.

Assim como outros municípios da região, as terras paraenses atraíram imigrantes japoneses que vieram ao país em busca de solo fértil.

Festa de Tanabata da cidade de Assaí
Festa de Tanabata da cidade de Assaí - Reprodução/Site Prefeitura Tanabata

A cidade de Assaí foi emancipada de Jataí em 1944. Segundo o IBGE, primeiramente, foi batizada de Assailand –"assahi" é uma palavra de origem oriental que significa sol nascente, e "land", do inglês, significa terra. Depois, o nome foi encurtado e se tornou apenas Assaí.

De acordo com a prefeitura, as tradições orientais são mantidas na cidade, que conta com Memorial da Imigração Japonesa, Templo Budista e a Igreja Tenrikyo Três Barras. Além disso, a prefeitura enumera as festas e eventos que ocorrem na cidade, como festival de caraoquê e tradicionais eventos nipônicos, como o Bon, que celebra as almas dos antepassados, com danças em grupo e músicas alegres.

Além disso, as pesquisas do IBGE das últimas décadas apontam que a população de Assaí tem caído. Em 1970, estava perto dos 30 mil habitantes. Em 2022, a cidade de 440 km² apresentou uma população de 13.797 pessoas.

Ao todo, o município possui 2.500 empregos de carteira assinada, sendo que as principais ocupações são de auxiliar de escritório, vendedor de comércio e professor de nível médio no ensino fundamental. O salário médio é menor que o do estado, que gira em torno de R$ 3.100. Por lá, a média de remuneração é R$ 2.100.

De acordo com o IBGE, a densidade demográfica na cidade é de cerca de 31,33 habitantes por quilômetro quadrado.

O índice de envelhecimento da cidade é 96,11 –o índice é calculado pela razão entre o grupo de pessoas de 65 anos ou mais em relação à população de até 14 anos. Por isso, quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população.

O Censo demonstra que a população amarela apresenta o maior índice de envelhecimento, de 256,5, seguida da preta (108,3) e branca (98,05). Os menores índices de envelhecimento são da população parda (60,60) e da indígena (35,55).

Em outubro, o levantamento do IBGE apontou que o Brasil teve um recorde de envelhecimento da população. Pessoas de 65 anos ou mais já representam 10,9% do total de habitantes no país —dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nesta faixa etária. O percentual de idosos é o maior desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, disse o instituto.

O IBGE aponta ainda que a população amarela tem a maior idade mediana (44 anos). Em segundo lugar, está a população branca com 37 anos, a preta com 36 anos, a parda com 32 anos e a população indígena com 23 anos.

Queda da população amarela

O Censo de 2022 indica que houve uma queda da população amarela considerável (59%) depois de um grande aumento em 2010.

Porém, o relatório trata da instabilidade na autodeclaração étnico-racial das pessoas amarelas e indica que menos da metade delas permanecem como amarelas após a leitura da definição de parda e menos de 25% se mantém como amarela após a leitura da definição de amarela ---que engloba pessoas orientais de origem japonesas, chinesas e coreanas.

A instabilidade na autodeclaração pode influenciar a contagem da população amarela em pesquisas demográficas.

No relatório, o IBGE conclui que a apresentação da definição da categoria amarela possibilitou a compreensão da maioria das pessoas em relação ao conceito do IBGE e levou as pessoas a enquadrarem sua cor ou raça e a dos outros moradores em categorias distintas da amarela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.