Descrição de chapéu trânsito Natal

Em dia de pagamento de 13º salário, trânsito cresce na hora do almoço em SP

Paulistano encarou quase 500 km de congestionamentos no fim da manhã nesta quarta-feira (20)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pagamento da segunda parcela do 13º salário e a corrida para a compras às vésperas do Natal contribuíram para o aumento na lentidão do trânsito entre o fim da manhã e o início da tarde, e mudaram o comportamento do motorista na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (20).

A capital paulista registrou 490 km de lentidão no trânsito às 11h30 desta quarta, o pico do dia, ao menos até as 17h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), quando o engarrafamento passou a ter altas seguidas e chegou a 717 km às 18h30.

Trânsito na Radial Leste, na altura do Tatuapé, zona leste de São Paulo; capital registra lentidão próximo da hora do almoço - Adriano Vizoni - 28.nov.23/Folhapress

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que 61,8% dos entrevistados no município pretendem fazer suas compras de Natal em lojas físicas, o que pode refletir no trânsito.

O índice deste fim de manhã é o maior entre as três quartas-feiras do mês para o horário. Em 6 de dezembro, quinto dia útil e, assim, data de pagamento de salários, o órgão municipal registrou 473 km de engarrafamentos na cidade às 11h30.

Já na quarta passada (13), no mesmo horário, houve o registro de 440 km de lentidão.

O maior trânsito para às 11h30 em dezembro foi contabilizado na sexta-feira (7), com 517 km de congestionamentos. Neste dia também houve a maior marca de todo mês até agora: 1.065 km, às 18h30.

O engarrafamento das 11h30 desta quarta foi bastante superior ao das primeiras horas da manhã –às 8h30, por exemplo, foi registrado 293 km de lentidão.

De acordo com a CET, o comportamento do trânsito nesta semana já apresenta características típicas do período de festas.

Segundo a companhia de tráfego, há uma forte redução das lentidões nos horários de pico, principalmente no da manhã —queda de aproximadamente 50% em relação à média dos dias úteis–, e um aumento das lentidões no horário do almoço —entre 10% e 20%.

No geral, porém, a média de lentidão desta quarta, até às 17h, foi de 340 km, aproximadamente 30% inferior às das últimas quatro quartas-feiras, aponta o órgão de trânsito da prefeitura.

O motorista paulistano enfrentou uma quarta-feira atípica. A Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a CET afirmaram que as autuações por desrespeito ao rodízio veículos registradas pela manhã, entre 7h e 10h, não serão convertidas em multas —veículos com placas 5 e 6 não poderiam rodar neste horário.

A anulação ocorreu por causa do tombamento de caminhão e processo de transbordo de carga, que ocupou a pista central da marginal Tietê, no sentido da Castelo Branco, próximo à Ponte Atílio Fontana.

A medida vale exclusivamente para o período da manhã no centro expandido da cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.