Descrição de chapéu chuva

Mau tempo no litoral faz Praia Grande e Guarujá cancelarem queima de fogos

Em Santos, show sofreu alterações; medida pegou turistas de surpresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A frente fria que atinge o litoral de São Paulo levou as prefeituras de Guarujá e Praia Grande, na baixada santista, cancelarem a queima de fogos prevista para a virada de ano.

Os anúncios foram feitos pelas administrações municipais já na noite deste domingo (31), algumas horas antes da virada do ano. A mudança pegou turistas de surpresa.

Em Santos, o show teve alterações em razão da ressaca. As ondas chegaram a três metros, informou a Defesa Civil. Em razão disso, diz a prefeitura, as balsas que realizaram o show não puderam ser posicionadas conforme planejado e tiveram que ser remanejadas.

A primeira a cancelar a queima de fogos foi a prefeitura de Guarujá. De acordo com a administração, a medida segue recomendação da Capitania dos Portos.

Queima de fogos em Praia Grande, litoral sul de São Paulo
Praia grande-SP, 01.01.2023, Praia Grande teve queima de fogos em seis pontos diferentes ( Foto: Amauri Pinilha / Prefeitura de praia grande ) - Prefeitura de praia grande

"Considerando as más condições meteorológicas e suas implicações na dinâmica da maré, não foi possível o fundeamento, com segurança, das quatro balsas que sustentariam os fogos de artifícios", diz o comunicado.

Na cidade, a atração principal aconteceria na Praia das Pitangueiras.

Apesar disso, a administração manteve a atração em quatro outros pontos: Mirante da Campina, Praia do Perequê e nas praças 14 Bis e Mário Covas.

Duas horas após o anúncio feito por Guarujá, foi a vez de Praia Grande cancelar o show previsto na Praia de Tupi. A administração alegou que também seguiu orientação da Capitania dos Portos.

"As balsas instaladas sofreram impacto da agitação da maré, impossibilitando a permanência no mar. Uma equipe técnica realizou o monitoramento e retirada de artefatos que chegaram à praia", disse a gestão municipal em rede social.

Conforme apurado pela Folha, o movimento das ondas no local fez com que parte dos fogos caíssem da balsa ao mar.

Com o cancelamento, a cidade vai passar a virada do ano sem queima de fogos oficial.

Em Santos, seis das 10 embarcações responsáveis pelo show tiveram que ser reposicionadas para outras praias. De acordo com a Defesa Civil, as ondas chegaram a três metros.

"As mesmas condições climáticas que impactaram no mar em Santos prejudicaram também a realização de outros shows em toda região da Baixada Santista", publicou a prefeitura, em alusão aos outros dois cancelamentos.

FRENTE FRIA

A frente fria que causou a instabilidade em todo o litoral paulista segue em direção ao Espírito Santo e deve causar chuvas na serra capixaba e na capital Vitória, que deve ter chuva durante a virada.

Apesar de se afastar, o fenômeno climático ainda causa instabilidade em toda região Sudeste do País, e é responsável pela queda de temperatura em São Paulo e no Rio.

Na capital paulista, a virada do ano deve ter temperaturas por volta dos 20°C e há possibilidade de garoa. Na cidade, a principal festa acontece na Avenida Paulista.

Já na capital fluminense, a instabilidade também tem potencial para causar chuvas durante a troca de ano. A temperatura deve ficar na casa dos 24°C.

Desprevenidos

O cancelamento da queima de fogos nas cidades de litoral de São Paulo pegou desprevenidos turistas que viajaram para curtir a atração.

No X – antigo Twitter - usuários relataram desapontamento.

"A gente saiu de Santos para ver a queima de fogos em Praia Grande e foi cancelada", publicou uma usuária.

"O pessoal que desceu para ver a queima de fogos em Praia Grande, Santos ou Guarujá se ferrou", disse outra usuária, em publicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.