PF faz operação contra traficantes que atuam no aeroporto de Guarulhos

Grupos enviam cocaína em malas e pelo setor de cargas do terminal; ao menos oito foram presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal faz na manhã desta quinta (7) uma operação contra grupos que usam o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para envio de drogas ao exterior por meio de despacho de bagagens e setor de cargas.

Os agentes federais cumprem 14 mandados de prisões temporárias e 18 de busca e apreensão contra integrantes de quadrilhas de tráfico de drogas que atuam no terminal.

Entre oito e nove investigados já foram presos nesta manhã. O número não foi atualizado porque equipes da PF ainda estão nas ruas cumprindo os mandados. Os demais são considerados foragidos.

Policiais federais no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Divulgação/PF

A operação, batizada de "Bota Fora", decorre de três investigações distintas acerca desses grupos de traficantes que usam o aeroporto para o envio de cocaína a diversos países da África e Europa, segundo a PF.

Alguns dos suspeitos são considerados líderes do tráfico na região de Guarulhos. Durante a investigação, a PF descobriu grupos de WhatsApp utilizados pelos integrantes do esquema para organizar o envio da droga para fora do país.

Armas e outros itens apreendidos na operação - Divulgação/PF

Membros das quadrilhas despachavam malas irregularmente com as drogas e também atuavam no envio da cocaína pelo setor de cargas do aeroporto.

O montante apreendido no Brasil e no exterior soma quase 700 quilos de cocaína, entre os anos de 2021 e 2022. Os países de destino da droga eram Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).

"Entre os envolvidos estão funcionários do aeroporto, tanto da área restrita quanto do check-in, pessoas que não trabalham no aeroporto, motorista que leva a pessoa que finge ser passageira e despacha a bagagem com droga. Tem vigilante do setor de cargas que facilitou a entrada da droga", explicou o delegado Felipe Faé Lavareda de Souza. Segundo ele, a hipótese é de ligação entre alguns dos investigados com o PCC.

A droga muitas vezes eram tiradas de malas, que eram descartadas, e ficavam acondicionadas em caixas - Divulgação/PF

Ainda de acordo com Souza, da mesma forma que o esquema precisa de funcionários aliciados no aeroporto no Brasil, há funcionários envolvidos nos crimes nos aeroportos internacionais.

A investigação também descobriu que além da troca de etiquetas de bagagens para o despacho das drogas, os criminosos colocavam a cocaína em caixas para o embarque nas aeronaves e descartavam as malas no aeroporto, que acabavam ficando no setor de achados e perdidos.

Droga escondida em caixa - Divulgação/PF

Relembre o caso das brasileiras presas na Alemanha

Kátyna Baía, 44, e Jeanne Paolini, 40, passaram mais de um mês presas injustamente por conta da atuação de uma quadrilha dentro do aeroporto de Guarulhos. Elas tiveram a identificação da mala trocada e foram presas em Frankfurt sob a acusação de levar 40 kg de cocaína na bagagem.

O caso virou alvo da Operação Iraúna, da Polícia Federal em Goiás, que prendeu seis suspeitos de participarem do esquema que muda a identificação de malas para enviar drogas ao exterior.

O método de ação dos narcotraficantes, segundo as autoridades, consiste em retirar aleatoriamente etiquetas de bagagens despachadas e colocá-las em malas contendo drogas. A operação já era de conhecimento da PF, que investigava a quadrilha desde 2019 e há suspeita de ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo a PF de Goiás, as malas de Kátyna e Jeanne foram conferidas e separadas da esteira, em uma área restrita, por dois funcionários. Eles retiraram a identificação, deixando apenas uma etiqueta com o peso das bagagens.

Na área de bagagens de viagens internacionais, um funcionário colocou as etiquetas das malas de Kátyna e Jeanne nas bagagens com drogas, aproveitando-se de um ponto cego nas câmeras. Todas as malas seguiram no voo para a Alemanha.

Em outro caso, um empresário líbio de 37 anos e sua esposa foram presos na Turquia acusados de tráfico internacional de drogas. A defesa dos dois sustenta que eles foram vítimas de troca de etiquetas de bagagens.

Entre maio e julho, a Polícia Federal fez operações que resultaram na prisão de dezenas de integrantes da quadrilha de troca de etiquetas de bagagens. Entre os alvos, estavam funcionários terceirizados do aeroporto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.