Polícia apreendeu 119 bicicletas que teriam sido usadas em roubos de celular no centro de SP

Grande parte das apreensões ocorreu na avenida Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ações das polícias Civil e Militar realizadas de janeiro a novembro deste ano no centro de São Paulo resultaram na apreensão de 119 bicicletas. De acordo com os agentes, os equipamentos eram utilizados pela chamada gangue da bike, grupo responsável por roubos e furtos de celulares na região.

Grande parte das bicicletas é depois vendida na rua Guaianases, também no centro.

Os roubos acontecem durante o dia e à noite. Em geral, grupos de duas ou três pessoas em bicicletas rondam uma determinada rua até encontrar uma vítima distraída com o celular na mão. Na sequência eles tomam o aparelho.

Entre os pontos mais visados estão as avenidas Paulista e São João e o entorno da praça da República.

Policiais militares durante ronda pela avenida Paulista, no centro de São Paulo
Policiais militares durante ronda pela avenida Paulista, na região central de São Paulo - Rivaldo Gomes - 27.jul.2022/Folhapress

Grande parte das 119 apreensões realizadas pela Polícia Civil ocorreram na avenida Paulista. No período, 63 pessoas foram detidas, sendo 11 adolescentes. Com eles foram achados 51 celulares.

Segundo a Polícia Militar, 5.535 pessoas foram abordadas na região da Paulista nos últimos dois meses, resultando em 29 prisões e seis apreensões de menores de 18 anos. Os PMs também apreenderam oito bikes que teriam sido usadas em roubos, e foram encontrados ainda 19 celulares roubados, arma de fogo, uma arma branca e sete armas de brinquedo.

A PM afirma que, na tentativa de inibir furtos e roubos na Paulista, dispõe de nove viaturas que são distribuídas em locais predeterminados, além de policiais a pé que atuam na Operação Delegada, na qual agentes de folga ajudam na segurança.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) diz que, até o último domingo (26), 821 celulares foram apreendidos e 208 pessoas foram presas por crimes de furto e receptação no centro de São Paulo.

Segundo a pasta, a Polícia Militar também reforçou o policiamento ostensivo e preventivo na região. "Por fim, as ações das forças de segurança da 1° Seccional levaram a uma queda de 3,6% nos roubos de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período de 2022", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.