Descrição de chapéu Folha Verão

Guarujá vai apreender caixas de som ligadas nas praias

Cidade do litoral paulista possui lei contra emissão de ruídos na faixa de areia e calçadões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A segurança pública de Guarujá, no litoral paulista, apreenderá caixas de som ligadas nas praias da cidade a partir desta segunda-feira (8).

Segundo o Código de Posturas Municipal, é proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões. Até então, a rotina era de orientar e conversar, solicitando o desligamento do aparelho.

Amigos com roupas de banho sentados ao redor de mesa com caixa de som
Grupo de amigos com caixa de som na praia da Enseada, em Guarujá, no verão de 2022 - Jardiel Carvalho - 16.jan.2022/Folhapress

"A partir desta semana, porém, com reforço de policiais militares, da guarda municipal e da força tarefa de fiscalização, o som passará a ser apreendido, uma vez que existe sinalização da proibição em todas as praias, além da distribuição de panfletos informativos e orientação de fiscais", diz a prefeitura à Folha.

Durante as festas de fim de ano (25 de dezembro a 1º de janeiro), Guarujá registrou 4.711 equipamentos emitindo ruídos nas praias de Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. Todos foram desconectados.

No mesmo período, foram distribuídos 7.855 panfletos informativos ao longo das praias, orientando banhistas e ambulantes sobre as práticas proibitivas, com base em legislação municipal.

A cidade também veta animais, tendas e barracas, churrasqueiras e bicicletas em suas praias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.