Descrição de chapéu clima chuva

Inmet muda alerta para amarelo em São Paulo; litoral pode ser o mais afetado

Região estava em alerta vermelho ontem (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de tempestade para o estado de São Paulo na manhã desta quinta-feira (25). O órgão alterou o litoral paulista de alerta vermelho (que designa chuvas acima de 100 mm em 24 horas) para alerta amarelo (50 a 100 mm) de ontem para hoje.

"A gente tinha emitido um aviso vermelho ontem, que pegava quase todo o litoral de São Paulo. Hoje, a gente tirou parte do litoral sul, onde já diminuiu, mas a gente mantém do litoral da Baixada Santista até o litoral norte, inclusive adentrando o Rio de Janeiro até a própria capital carioca", explica o meteorologista do Instituto, Franco Nadal Junqueira.

Para esta sexta, a previsão é de menores volumes de chuva para o litoral paulista como um todo. "Amanhã, a gente não tem perspectiva de ter aviso vermelho para São Paulo. Talvez só o extremo a divisa do Litoral Norte de Ubatuba", afirma.

O órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora –entre 50 e 100 mm por dia–, com ventos intensos de até 100 km/h. Nesta quinta (25), o aniversário de São Paulo amanheceu chuvoso e deve permanecer assim.

De acordo com Junqueira, o sábado (27) será o dia de menos chuvas, mas a instabilidade retorna no domingo.

"Domingo à tarde, principalmente, já tem um potencial de aumento de chuvas podendo chegar a intensidade forte. A recomendação nossa seria de cuidado com a parte de domingo à tarde, porque as condições voltam a se instabilizar depois de um sábado de melhora".

O meteorologista reforça que as chuvas intensas são esperadas para esse período no litoral do Sudeste, considerada uma das regiões mais chuvosas do país.

"A gente estava com temperaturas muito quentes e se notou bem esse declínio da temperatura, com a passagem da frente fria do oceano. Agora esse sistema está atuando um pouco mais distante da costa, mas promoveu também áreas de baixa pressão que ajudam a trazer esse transporte de umidade de encontro com a Serra do Mar. Quanto mais esse vento que está vindo para o estado de São Paulo, passa por cima do oceano, mais ele traz umidade".

O Instituto já havia informado que o volume total de chuva pode passar de 100 mm em 24 horas. As chuvas se intensificaram na madrugada entre os dias 24 e 25.

A Baixada Santista e o litoral norte do estado tiveram as áreas mais afetadas e com os maiores acumulados. Essas regiões estavam com aviso meteorológico especial de nível vermelho (grande perigo) informando sobre os grandes volumes

Até a manhã de sexta-feira, o Inmet alerta para o volume de chuva previsto em pontos do litoral e leste de São Paulo, onde os acumulados podem passar de 125 mm.

O órgão alerta ainda para a ocorrência de grandes volumes chuva no leste da região Sul do país e em parte do leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Carro da Defesa Civil em rua alagada e cheia de barro
Rua alagada na Vila Sahy, em São Sebastião, na noite desta quarta-feira (24); sirene de evacuação foi acionada - Divulgação/Defesa Civil

Nas próximas horas, a umidade persistente, devido aos ventos marítimos, será responsável pela intensificação dos volumes. Nos boletins emitidos, órgão destaca também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os maiores acumulados devem ocorrer, até o fim de semana, entre a faixa litorânea e a encosta da Serra do Mar, especialmente entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral de São Paulo. Os volumes de chuva podem passar de 100 mm em 24 horas e acima dos 250 mm ou 300 mm até a manhã de domingo (28).

Nessa quarta (24), a sirene de evacuação foi acionada na Vila Sahy, na cidade de São Sebastião. Segundo a administração municipal, 50 mm de chuva caíram em menos de uma hora na região. O local já sofreu com temporais anteriores, causando a morte de 64 pessoas no ano passado.

Nesta manhã, a Defesa Civil de São Paulo informou que a chuva persiste em São Sebastião, com condição para mais chuva nas próximas horas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.