Descrição de chapéu chuva

Chuva forte faz Prefeitura de São Sebastião (SP) acionar sirene na Vila Sahy

Orientação é que moradores deixem suas casas e desçam o morro onde 64 pessoas morreram no passado; serra velha da Tamoios é interditada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A forte chuva do início da noite desta quarta-feira (24) fez a Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, acionar a sirene de evacuação na Vila Sahy, onde 64 pessoas morreram em deslizamentos de encostas em fevereiro do ano passado —outra morte ocorreu em Ubatuba.

Segundo a administração municipal, 50 milímetros de chuva caíram em menos de uma hora na região.

Esta foi a primeira vez que a sirene foi acionada desde sua instalação, no fim do ano passado, de acordo com a prefeitura.

A administração municipal disse à Folha que não foram reportados deslizamentos, mas que o acionamento foi feito para que moradores saíssem de suas casas em direção ao ponto de encontro ou a um abrigo.

Carro da Defesa Civil em rua alagada e cheia de barro
Defesa Civil em rua alagada na Vila Sahy, em São Sebastião, na noite desta quarta-feira (24); sirene de evacuação foi acionada - Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil do município está em alerta em áreas de encosta desde o fim de semana passado em virtude da chuva. Por causa do solo encharcado, há preocupação com possíveis escorregamentos de terra.

Em nota, a prefeitura disse que a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus está sendo usada para receber moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem. O colégio está localizado na avenida Adelino Tavares, 301, na Barra do Sahy.

Mais tarde, três famílias foram retiradas de suas casas em Toque-Toque Pequeno, também na costa sul de São Sebastião, pois os imóveis estão em área com risco escorregamento de terra.

Ao todo, oito pessoas, sendo quatro crianças, acabaram retiradas dos imóveis. As famílias foram levados para a sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), onde devem passar a madrugada.

Nesta quarta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de grande perigo para acumulados de chuva no litoral paulista. O aviso também inclui a região metropolitana de São Paulo, mas em menor intensidade.

O alerta vale ao menos até o meio da tarde desta quinta-feira (25), aniversário de São Paulo. Com o feriado na capital, deve ser grande a movimentação de paulistanos em direção ao litoral —a concessionária Ecovias, por exemplo, estima que 370 mil veículos sigam para a Baixada Santista pelo sistema Anhanguera Bandeirantes.

A faixa vermelha também inclui parte do litoral catarinense e do Paraná.

No último fim de semana, a região litorânea já havia recebido alerta de grandes volumes de chuva.

Conforme o Inmet, o volume total de chuva pode passar de 100 mm em 24 horas. Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

A instabilidade, porém, deverá seguir no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil estadual, o volume de chuva até sábado (27) pode chegar a 220 mm de chuva na Baixada Santista e até 150 mm no litoral norte.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

A entrada constante de umidade marítima e a formação de uma nova área de baixa pressão no mar, na altura do Sudeste, vai colaborar para a formação de muitas nuvens carregadas no litoral paulista, explica a Climatempo Meteorologia para a previsão de que vai chover forte nos próximos dias.

Serra antiga da Tamoios é interditada por risco de deslizamento

Em virtude da chuva e do risco de queda de barreiras, a circulação de veículos na rodovia dos Tamoios foi interrompida na noite desta quarta-feira pela segunda vez no trecho da "serra velha".

"O volume de chuva acumulado nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm causando o risco de queda de barreiras no trecho", justificou a concessionária Tamoios, que administra a rodovia..

Na terça-feira (23), o trecho já havia sido interditado por cerca de 12 horas.

O trânsito da estrada, principal acesso ao litoral norte, foi deslocado para a pista nova da região serrana e, mesmo assim, no esquema pare e siga, em comboio, e liberação do fluxo para cada sentido mediante ao volume de veículos.

Se a chuva persistir, a concessionária Tamoios diz que irá manter operação comboio durante o feriadão.

A Defesa Civil estadual calcula que o volume de chuva pode chegar a 70 mm na capital paulista até sábado.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, a temperatura seguirá abaixo da média para o período nos próximos dias. A máxima não deve passar de 24°C nesta quinta-feira, prevê o Inmet, e podem ocorrer pancadas de chuva todos os dias até domingo (28).

Na região metropolitana de Sorocaba, o volume esperado é de até 100 mm —uma idosa de 74 anos morreu no fim de semana passado após o carro em que estava ser arrastado pelo temporão na cidade a 99 km de São Paulo.

Ao todo, quatro pessoas morreram no estado por causa da chuva entre sexta (19) e domingo (21).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.