Descrição de chapéu chuva clima

Enel diz que 93% dos clientes têm energia restabelecida quase 24 h após interrupção do serviço

Chuva com ventos e queda de árvores destruíram trechos da rede elétrica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Enel informou na tarde desta quinta-feira (11) ter restabelecido o abastecimento a energia para 93% dos clientes da Grande São Paulo que tiveram o fornecimento interrompido devido às chuvas da véspera.

Diversas localidades registraram falta de eletricidade desde a última segunda-feira (8), quando ocorreu o primeiro dos três temporais que atingiram a região metropolitana nesta semana.

Árvore e poste caíram na rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, na zona oeste - Daigo Oliva - 10.jan.2024/Folhapress

A concessionária não divulgou o total de clientes impactados, mas afirmou que, no momento, o número de atendimentos segue dentro de um padrão normal de operação da distribuidora em dias de chuvas.

Segundo a companhia, ao longo da semana, os episódios de chuva com ventos e queda de árvores, destruíram trechos da rede elétrica.

"O trabalho de reconstrução em cada uma dessas ocorrências é complexo, envolve a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos. A companhia acrescenta que seguirá com a mobilização total das equipes em campo durante todo o período de chuvas", afirmou.

A chuva de quarta deixou a cidade em estado de atenção e causou alagamentos em diferentes regiões, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. Por volta das 22h30, eram 19 pontos de alagamento, sendo 17 deles intransitáveis. Ao longo do dia, outros 14 locais foram afetados.

Os bombeiros informaram que até as 5h desta quinta haviam recebido 35 chamados para queda de árvores.

Em Perdizes, na zona oeste, por exemplo, uma árvore e um poste caíram na rua Cardoso de Almeida, na altura da rua Bocaina. Com isso, quarteirões ficaram sem luz. Moradores também relataram ter ouvido diferentes estouros de transformadores. A rua foi interditada.

No Morumbi, ruas próximas ao estádio do São Paulo também registraram falta de luz, entre elas a Corgie Assad Abdalla.

A administradora Alessandra Andrade Fonseca, 28, afirma que ficou sem luz desde as 17h em casa. Na rua, apartamentos estavam sem luz.

UBS fica alagada e tem atendimento parcial

O temporal de ontem causou alagamento na UBS Silmarya Rejane Marcolino de Souza, no Jardim Camboré, região da Brasilândia, na zona norte.

Diversas salas da unidade foram tomadas por água e lama, que impediram o funcionamento. As primeiras horas desta quinta foram dedicadas à limpeza do local e os atendimentos foram suspensos.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, não houve perda de materiais ou insumos nem danos estruturais.

Por volta das 11h, as consultas já voltaram a ocorrer, mas o atendimento de odontologia, farmácia e vacinação seguem suspensos no momento.

A limpeza continua em andamento.

Salas ficaram sem condições de uso por conta de alagamento - Reprodução/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.