Descrição de chapéu Enem

PF faz ação contra suspeito de vazar prova do Enem 2023

Operação Limite Virtual cumpriu mandados de busca e apreensão contra investigado em Sobral (CE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal fez nesta quarta-feira (24) uma operação para colher provas em uma investigação que apura vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Sobral (CE). Segundo a PF, há indícios de que um investigado na cidade tenha divulgado o conteúdo do Enem nas redes sociais, ainda durante a realização da prova.

"Após comunicação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram realizadas investigações pela PF, tendo sido identificado o suspeito do crime residente na cidade cearense. Há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame", afirmou a PF. A operação recebeu o nome de Limite Virtual.

Agente da Polícia Federal encontra provas do Enem 2022 durante cumprimento de mandado de busca e apreensão - Divulgação/PF

A conduta do investigado pode configurar crime de fraude em certame de interesse público, com pena que chega a oito anos de prisão.

Vazamento da prova do Enem

Conforme a Folha publicou em 5 de novembro de 2023, o Inep identificou imagens do caderno de provas do Enem 2023 em circulação nas redes sociais e acionou a PF para investigar o caso.

Ligado ao MEC (Ministério da Educação), o Inep afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as imagens surgiram nas redes após as 13h, quando os portões dos locais de provas já tinham sido fechados.

As regras de segurança impedem que os candidatos fiquem com celular ou equipamento eletrônico durante o exame. A saída de estudantes com os cadernos de prova só é permitida após quatro horas do início do exame.

O Enem 2023 teve 3,9 milhões de inscritos.

Em 2009, a prova foi roubada da gráfica e seu conteúdo também foi vazado. Nos anos seguintes houve problemas de impressão, troca de gabaritos e divulgação de notas erradas. Além disso, é recorrente que alguns candidatos postem fotos da prova —em 2012, por exemplo, 60 estudantes foram eliminados por postarem imagens do exame.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.