Descrição de chapéu chuva

Calor e tempestades devem continuar nesta semana em SP

Parte do estado, que inclui a capital, está com alerta laranja do Inmet para risco de chuva intensa; termômetros podem chegar a 38°C em Santos na quarta (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O estado de São Paulo deverá ter novamente uma semana de calor, além de possibilidade de pancadas de chuva e ventos fortes, com risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e raios. O alerta foi feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Parte do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo e todo o litoral, está com alerta laranja do órgão federal, de perigo para chuva intensa neste início de semana.

Mapa com estados pintados de laranja e amarelo para risco de chuva
Mapa do Inmet com alertas de chuva pelo Brasil para o inicio desta semana - Reprodução/Inmet

Municípios da região do Vale do Paraíba ainda se recuperam dos estragos provocados pelos temporais dos últimos dias.

A Prefeitura de Paraibuna (a 124 km de SP) decretou neste domingo (25) situação de emergência no município, após a forte chuva de sábado (24), e mobilizou agentes da Defesa Civil e servidores de diversos departamentos municipais.

O alto volume de chuva, por exemplo, derrubou parte do muro do cemitério da cidade.

Rua cheia de lama e água
Rua cheia de lama em Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba, após a chuva de sábado (24) - Divulgação/Defesa Civil

A cheia do rio Paraitinga, que atingiu a marca de 5,30 metros acima da calha, atingiu 150 imóveis em São Luiz do Paraitinga (a 174 km de SP).

Segundo a Defesa Civil estadual, nesta segunda-feira (26) o dia deverá amanhecer marcado pela variação de nebulosidade em praticamente todo o estado.

No decorrer das horas, entretanto, a combinação entre temperaturas elevadas, ingresso de umidade e a atuação de zonas de instabilidade atmosférica devem provocar pancadas de chuvas.

"Essa chuva deverá ser seguida por raios e ventos. Além disso, os termômetros sobem gradativamente e a sensação de calor e abafado deve predominar", afirma o órgão estadual.

Na capital paulista, a temperatura deve atingir 27°C nesta segunda, conforme previsão do Inmet, mas deve chegar a 33ºC na quarta-feira (28).

Em Santos, na Baixada Santista, a tendência é que os termômetros atinjam 38°C na quarta-feira —a semana também deverá ser marcada por pancadas de chuva no litoral.

Antes, nesta terça-feira (27), o sol deve predominar, provocando a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia.

No final da tarde de terça, afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura paulistana, a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva na Grande São Paulo.

Dados do CGE apontam que fevereiro acumulou até este domingo 165,3 mm de chuva, o que corresponde a 75,4% dos 219,1 mm esperados para o mês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.