Descrição de chapéu clima chuva

Chuva volta a provocar alagamentos na cidade de São Paulo

Em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, cheia do rio atingiu 150 imóveis, segundo Defesa Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chuva que atingiu São Paulo no começo da tarde deste sábado (24) deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. O alerta teve início por volta das 13h.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o tempo abafado causou instabilidade no clima, o que favoreceu a formação de pancadas de chuva.

Motorista enfrenta trecho alagado na marginal Tietê, na altura da ponte da Casa Verde, na tarde deste sábado (22) - Yuri Murakami/Fotoarena/Agência O Globo

O estado de atenção foi retirado às 16h05 em praticamente toda a cidade, menos no Ipiranga, na Vila Mariana e no Jabaquara, na zona sul, que se manteve até às 16h40.

Além da capital, os municípios de Guarulhos, Caieiras e Osasco, na Grande São Paulo, também foram afetados. O órgão ressaltou que as precipitações ocorrem com baixa velocidade de deslocamento, o que eleva a chance de ocorrer enchentes.

De acordo com o órgão municipal, houve transbordamento do Ribeirão dos Meninos, na altura da Estrada das Lágrimas com a avenida Guido Aliberti, na região do Ipiranga

No meio da tarde, o parque Augusta, na região da Consolação, no centro, alagou. A água barrenta acabou escorrendo para a rua.

O Corpo de Bombeiros recebeu 77 chamados de quedas de árvores até às 17h, principalmente, na zona leste da cidade, nos bairros de Ponte Rasa, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde e Carrão. Houve ocorrências também em Moema, na zona sul. Não há vítimas.

Em São Luiz do Paraitinga (a 174 km de São Paulo), no que está com ruas alagadas desde quinta-feira (22), o rio Paraitinga atingiu a marca de 5,30 metros acima da calha no início da madrugada deste sábado. Porém, segundo a Defesa Civil paulista, ele se estabilizou e a água começou a baixar lentamente.

No início da tarde deste sábado, de acordo com o órgão estadual, estava a 5,06 metros acima da calha.

Ao todo, cerca de 150 imóveis foram afetados pela cheia cheia do rio e 18 pessoas tiveram de ser levadas para um abrigo do município.

Em Paraibuna, também na região do Vale do Paraíba, a Defesa Civil do município disse que devido às chuvas houve quedas de pontes, alagamento de vias e deslizamentos de terra.

Não foi informado se há desabrigados no município.

A previsão do tempo para os próximos dias no estado inclui pancadas de chuva e queda de temperatura provocadas pela frente fria que passa pelo litoral paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.