Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Explosão de munição dentro de apartamento de coronel do Exército deixa 37 feridos em Campinas

Ao menos quatro moradores tiveram que ser retirados de rapel; 37 pessoas foram encaminhadas a unidades de saúde por inalarem fumaça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Explosões seguidas de um incêndio num apartamento no bairro Botafogo, em Campinas, fizeram com que moradores do prédio tivessem de ser resgatados de rapel na noite deste sábado (24).

O caso aconteceu no primeiro andar do edifício Fênix, na rua Hércules Florence, que ficou tomado por fumaça, o que dificultou o acesso do Corpo de Bombeiros e a saída de moradores do prédio.

Imagem mostra destruição em apartamento de Campinas
Apartamento em Campinas ficou destruído após explosões e incêndio na noite deste sábado (24) - Divulgação/Defesa Civil

Por isso, o resgate de pelo menos quatro pessoas teve de ser feito por rapel, o que ocorreu pouco depois das 20h deste sábado.

Outros 40 moradores tiveram de deixar o edifício, que foi vistoriado pela Defesa Civil de Campinas, e 37 delas foram encaminhadas à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José e ao Hospital Casa de Saúde. O socorro ocorreu por terem inalado fumaça. Não houve feridos em estado grave.

Pelo menos quatro ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram ao local para atender os moradores, assim como um veículo do Corpo de Bombeiros.

Segundo a polícia, as explosões ocorreram no apartamento de um coronel reformado do Exército, que mantinha munições e armas no local. O arsenal era composto por mais de 50 armas e 3.000 munições. A suspeita é que a explosão de um dos artefatos tenha originado o incêndio.

ARMAS

De acordo com o Comando Militar do Sudeste, no momento do acidente o apartamento estava sem os moradores e o militar reformado possui certificado de registro válido como atirador, caçador e colecionador.

Ainda conforme o órgão, está sendo feita perícia no local para levantar mais informações e militares do Exército acompanham os trabalhos dos órgãos de segurança pública para colaborar com a elucidação dos fatos.

O dono do imóvel onde as munições e a granada estavam não foi encontrado e está sendo procurado para prestar esclarecimentos, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com a secretaria, no apartamento foi encontrada uma granada enquanto o incêndio estava sendo controlado. Equipes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram acionadas devido ao risco de explosão que havia no local e retiraram a granada para detonação num local adequado.

Três horas após o início do fogo ainda era possível ouvir explosões no local. Outros quatro apartamentos próximos sofreram danos, assim como um elevador do edifício.

O apartamento atingido pelas chamas ficou destruído. Quando os bombeiros entraram, ainda socorreram um cão que vivia no imóvel –sem ferimentos.

Os imóveis e o elevador serão analisados por peritos. Ainda não há previsão de liberação do edifício.

Em redes sociais, vizinho relataram o susto com as explosões e a movimentação de sirenes dos veículos do Corpo de Bombeiros. Em um dos vídeos, é possível ouvir o barulho de centenas de munições sendo deflagradas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.