Descrição de chapéu Obituário Neuza Keiko Itioka (1939 - 2024)

Mortes: Criadora do Ministério Ágape, dedicou a vida à religião

Neuza Itioka era uma das principais referências do ministério de Cura e Libertação no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Filha de missionários japoneses da igreja Holiness, que chegaram ao Brasil em 1938, antes da Segunda Guerra Mundial, Neuza Keiko Itioka nasceu em 13 de abril de 1939 na cidade de São Paulo e teve mais quatro irmãos. Durante mais de 50 anos ela se dedicou à religião, tornando-se umas das referências do ministério de Cura e Libertação no Brasil.

Enquanto cursava pedagogia na USP (Universidade de São Paulo) nos anos 1960, ela conheceu a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (Abub) e participou do Primeiro Seminário de Capacitação de Líderes Estudantis da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (Ifes, na sigla em inglês), no Peru. A experiência a fez mudar seu destino.

Na sequência, fez bacharelado em teologia pela Faculdade Metodista Livre, na capital paulista, dando sequência a sua formação religiosa.

Neuza Keiko Itioka (1939 - 2024)
Neuza Keiko Itioka (1939 - 2024) - www.facebook.com/neuzaitioka

Em 1966, tornou-se assessora da Abub, atuando na capital e no litoral paulista, sempre realizando viagens missionárias para outras regiões do país. Em 1972, assumiu como secretária executiva, sendo a primeira mulher brasileira a ocupar este cargo na entidade.

Em meados da década de 1970, ela anunciou a saída da aliança e foi para os Estados Unidos, onde fez doutorado em missiologia pelo Seminário Teológico Fuller, em Pasadena, na Califórnia.

Na volta ao Brasil, a partir de 1988 ela se dedicou aos campos de libertação, cura interior e batalha espiritual. Para isso, em 1992, criou o Ministério Ágape Reconciliação, baseando-se em três pilares: reconciliação com Deus, reconciliação consigo mesmo e reconciliação com o próximo.

A tese de doutorado de Itioka foi publicada em livro com o nome "Deuses da Umbanda", o que aflorou sua veia literária. A partir de então, escreveu várias outras obras que passaram a ser publicadas pela editora que fundou em 1998, a Amar (Associação do Ministério Ágape Reconciliação), atual editora Coffea.

Entre suas principais obras estão "Cura Interior e a Batalha Espiritual", "Noiva Restaurada", "Deus se Move Através da Oração", "Cristo nos Resgata de Toda Maldição Hereditária" e "Restauração Sexual".

Por seu trabalho no treinamento de pastores, missionários e líderes cristãos, Neuza foi reconhecida como apóstola pela "International Coalition of Apostles" (Coalização Internacional de Apóstolos).

Nos últimos anos, já preparando sua sucessão, ela criou o Instituto Neuza Itioka para cuidar de seu legado.

Neuza morreu no dia 6 de fevereiro, aos 84 anos, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. Ela deixa uma irmã e milhares de seguidores espirituais que participaram de seus cursos e seminários em 24 países e em cerca de 300 cidades brasileiras.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.