Descrição de chapéu Obituário Ary Fiorezi de Oliveira (1918 - 2024)

Mortes: Político e comerciante, marcou a história de Alegre (ES)

Ary Fiorezi de Oliveira foi prefeito, orador, e viveu por 105 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Na cidade de Alegre (ES), raros são os que nunca ouviram falar dos feitos de Ary Fiorezi de Oliveira. Prefeito em 1954 e vice-prefeito em 1967, foi responsável pelas primeiras grandes obras de urbanização da cidade, hoje com quase 30 mil habitantes.

O amigo e atual prefeito, Nemrod Emerick, o Nirrô, diz que Ary foi quem comprou o primeiro trator da prefeitura, utilizado para abrir ruas importantes do município e para a criação de seus sete distritos, que receberam saneamento básico.

Nascido em Pirapetinga (MG), chegou a Alegre ainda bebê, por isso intitulava-se alegrense, já que lá viveu por 105 anos. Morador ilustre, era presença diária em seu comércio, um armazém herdado dos pais.

Ary Fiorezi de Oliveira (1918 - 2024)
Ary Fiorezi de Oliveira (1918 - 2024) - Renato Amaral de Carvalho/Divulgação

Atrás do balcão, alimentou famílias que podiam pagar e também as que não podiam. Fez questão de trabalhar até poucos meses antes de falecer. A filha Rosangela de Oliveira lembra que o propósito de Ary com o comércio era de que ninguém passasse fome. "Ele ajudava muita gente", como a professora que veio da roça sem provimentos, o pai de família que precisava esperar a colheita para pagar os alimentos e os moradores de rua que alimentava diariamente.

Um dos fundadores e tesoureiro do Rotary Clube, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do município e seu presidente de honra; membro do Círculo Operário de Alegre; conselheiro da Casa de Caridade e da Apae.

Sua carreira política começou na década de 1950, sendo um dos fundadores da UDN (União Democrática Nacional) local e do PMDB (hoje MDB), do qual foi presidente.

Primeiro de oito filhos, teve o pai vereador e se orgulhava de ter levado à cidade grandes nomes da política nacional da época. "Mesmo se fossem de partidos contrários, sempre teve amizades com todos", diz a filha.

Nirrô revela que todo domingo recebia a ligação de Ary. "Ele falava sobre a cidade e queria saber da evolução das obras, dos recursos destinados, sugeria ações e até puxava a minha orelha quando necessário."

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ligou para dar as condolências à família e publicou uma nota em suas redes sociais. "Perdemos o amigo, ex-prefeito de Alegre, Ary Fiorezi de Oliveira. Foram mais de 100 anos de vida dedicada ao bem-estar da população de Alegre."

O ex-deputado federal Carlos Manato ressalta a honestidade e a lealdade de Ary. "Era uma reserva moral para a cidade. Um homem de coração imenso."

Racionalista cristão e torcedor do Botafogo, Ary levou a vida com dignidade e humildade. "Recebeu muitas condecorações e homenagens, mas nunca quis placa com seu nome. Adorava fazer um discurso, mas nunca se vangloriou do que conquistou", ressalta a filha.

Dono de um discurso único, Ary também levava as palavras para amenizar a dor das famílias enlutadas. Difícil o velório em que ele não estava presente. Sempre com a oratória carismática e humanizada.

"Ele veio de família pobre, trabalhou a vida toda, sempre pensando no próximo. Dizia que o administrador precisa de amor, amor próprio e amor pelos outros", recorda Rosangela.

Ary morreu em 21 de janeiro, de causas naturais. Deixa três filhos, quatro netos, duas bisnetas e uma cidade toda de luto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de miss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.